Estudantes da Unicesumar se destacam em Hackathon

O evento teve como objetivo desenvolver projetos para o setor de energia elétrica.

hackathon curitibaEstudantes da Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar, se destacaram na participação de uma maratona de programação voltado ao setor da energia elétrica, o Hackathon SENDI 2016. O evento reuniu 300 estudantes universitários no Expotrade, em Pinhais, neste último final de semana, e entre mais de trinta trabalhos apresentados, ao final de 30 horas de dedicação, um grupo com duas alunas da Unicesumar ficou com o terceiro lugar geral da competição. Mariane Dias de Mello (20), estudante de arquitetura, e Camila Batista da Silva (18), de design de interiores, relataram que a experiência de trabalhar com estudantes de outras áreas foi especial. “Já estamos esperando para participar do próximo evento como esse”, destacaram. As estudantes contaram que vão continuar desenvolvendo o projeto com o auxílio e supervisão do Senai.

O grupo batizado de Neo Energy Efficience que contou também com os estudantes Alexsander Sevilha, Bruno dos Santos e Ana Carolina Moisés de Souza, desenvolveu uma plataforma inteligente voltada ao mercado corporativo, que visa gerenciar o consumo de energia, traçar planos de consumo e obedecer comandos de sensores, com o objetivo de reduzir o consumo e evitar gastos desnecessários.

Objetivos

De acordo com o coordenador do Hackathon, Fabiano Nezello, os participantes foram divididos em equipes limitadas por área de atuação, dividas igualmente em quatro desafios e formadas por cinco integrantes, sendo obrigatoriamente um desenvolvedor e um designer e um estudante de negócios, com o objetivo de fomentar a atitude empreendedora dos alunos. “Queremos despertar nos estudantes essa mentalidade de poder criar coisas novas, coisas diferentes que possam contribuir com a população e com a tecnologia”, disse.

O coordenador do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Faculdade Cesumar em Curitiba, Anselmo Rocha, destacou a importância do ambiente competitivo. “Os estudantes estão tendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um ambiente extremamente positivo, que os faz buscar resultados por meio da inovação”, destacou.

José Roberto Gribosi, estudante de Gestão Comercial na Unicesumar e participante do evento, disse que a maratona foi importante por fazer todos os participantes pensar em equipe e, principalmente, em modelos de negócios. “As pessoas são muito orientadas a trabalhar, mas temos que pensar de um modo mais amplo para criar alguma coisa e ganhar a vida com isso”, disse.