Estudantes de Ciências Biológicas fazem visita técnica ao litoral paranaense

Trinta e cinco estudantes de Ciências Biológicas, juntamente com as professoras Patrícia da Costa Zonetti e Graciene de Souza Bido, com a orientação e coordenação da professora Rosilene Luciana Delariva, participaram de uma visita técnica para caracterização de aspectos biológicos, ecológicos, geológicos, biomas e ecossistemas na região do Litoral Paranaense e Ilha do Mel, entre os dias 23 e 25 de outubro.

A visita fez parte de um projeto de ensino, com visitação a diferentes ambientes como praias, dunas, restingas, mata atlântica, mangue e sambaquis, além de passeio de barco na baia de Paranaguá, onde o grupo pode visualizar animais marinhos, como golfinhos, anêmonas e mariscos, e aves.

Durante as saídas a campo, os alunos foram acompanhados pelas professoras e um biólogo instrutor da Universidade Federal do Paraná/Centro de Estudos do Mar, que deu explicações sobre todos os ambientes visitados.

Integrando as diferentes disciplinas do curso de Ciências Biológicas, o estudo em campo teve por objetivo promover experiência para os estudantes. A atividade propiciou o reconhecimento de fenômenos físicos, químicos e geológicos do litoral paranaense e Ilha do Mel e os estudantes ainda aprenderam a diferenciar os tipos de rochas e formações geológicas da região, a identificar as características da vegetação local (biomas) e reconhecer animais típicos dos ecossistemas marinhos, mangue e restingas. O grupo também realizou pesquisa em torno dos aspectos histórico-culturais da Ilha do Mel.

A coordenadora do projeto e do curso de Ciências Biológicas, Rosilene Delariva, avaliou a atividade como extremamente produtiva, uma vez que o contato direto com os ecossistemas e com os organismos  "é fundamental para a compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos nas aulas do curso e essencial na formação do biólogo", disse ela. "As saídas em campo têm se mostrado como um método didático e ao mesmo tempo um precioso recurso para a ação pedagógica, e o curso tem priorizado a execução de saídas a campo em todas as áreas da biologia", completou.