Estudantes de Direito participam de Júri Simulado

Estudantes do 4º ano de Direito do Cesumar vão  participar quinta-feira (22) de um Júri Simulado como atividade da disciplina de Direito Penal. A atividade, que alia a teoria à prática, é tradicional no curso de Direito e tem por objetivo desenvolver a oratória, o senso cognitivo, a capacidade de tomar decisões rápidas e acertadas e, ainda, de criar teses de acusação e defesa, com base nos estudos feitos em sala de aula.

Os estudantes vão julgar um homicídio duplamente qualificado, ocorrido em 2005, na cidade de Paiçandu, no qual a esposa agrediu o marido com uma tábua na cabeça, juntamente com o amante, e depois que a vítima desmaiou, os dois deram várias facadas na cabeça  e cortaram sua aorta.

O homicídio já foi julgado pela justiça, mas o resultado é desconhecido pelos estudantes. Depois de todo o processo de julgamento, eles vão ter de chegar a um veredito final.

Na banca de defesa vão atuar os estudantes Luiz Antonio Ferenc, Mabllon Silva Fraga e Roberto Aparecido da Silva Júnior. Na acusação, Sueli Alves Freitas Azanha, Rosana Moris, Renan Mendes de Souza e João de Lima. O papel de juíza será desempenhado pela estudante Rafaela Stelai e os jurados serão estudantes do primeiro ano de Direito.

O Júri Simulado será realizado no prédio do Tribunal do Júri de Maringá e não no Cesumar coko em anos anteriores. Os trabalhos começam às 17 horas e devem durar certa de 6 horas, segundo prevê o professor responsável, Almir dos Santos Reis Jr. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.