Estudantes de Direito realizam visitas orientadas

Os estudantes do 3º ano de Direito do Cesumar estão participando este ano de projetos de ensino que propiciam contato direto com órgãos de auxílio à justiça como o IML, o Hospital Psiquiátrico de Maringá, a Penitenciária Estadual de Maringá e o Tribunal de Justiça.

Trata-se de projetos desenvolvidos pelo professor Almir Reis Júnior, que ministra a disciplina de Direito Penal. Para ele, é importante que os alunos conheçam a realidade desses órgãos e as principais atividades que realizam.

Almir conta que no IML, por exemplo, os alunos acompanharam uma necropsia e se inteiraram a respeito de perícia criminal e sua importância na identificação de um acusado, enquanto no Hospital Psiquiátrico eles têm conhecido a realidade de doentes mentais que são consideradas inimputáveis pela justiça.

As visitas são orientadas pelo professor e, segundo ele, têm "enriquecido" o aprendizado dos estudantes. Os cerca de 160 alunos do terceiro ano foram divididos em grupos de 25 integrantes e as visitas acontecem sucessivamente a cada semana.

De acordo com o professor, as atividades também servem para complementar o estágio supervisionado e como horas complementares para os estudantes.

Outra atividade programada pelo professor é o curso de Perícia Criminal, que vai acontecer no segundo semestre.