Estudantes de Engenharia são convidados a participar do SAE BAJA

Na competição que envolve instituições de todo o país, alunos terão que aplicar conceitos aprendidos em sala de aula para construir um carro off road

Alinhados à premissa de oferecer experiências práticas durante a graduação, a UniCesumar apresentou aos alunos dos cursos de Engenharia da Instituição o convite para participar do SAE BAJA, uma competição entre instituições de Ensino Superior de Engenharia na qual os estudantes irão projetar um carro off road. A apresentação do BAJA foi realizada no dia 3 de março.

O projeto será dividido em duas fases. Na primeira, o desenvolvimento será virtual, enquanto a segunda contemplará a construção efetiva do veículo. Posteriormente, os alunos irão representar a UniCesumar na competição nacional: o SAE BAJA 2021.

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia, Leandro Loureiro, os alunos irão dimensionar desde os esboços do projeto até a montagem do veículo. “Eles terão grande contato com a oficina onde eles irão cortar, soldar, dobrar, usinar, inspecionar e testar o carro atendendo os requisitos da SAE.”

Loureiro explica que essa é uma oportunidade ímpar, pois poucas instituições privadas participam da competição. “Além disso, os alunos terão o aprendizado que vai além da sala de aula, com o contato prático do resultado dos dimensionamentos e cálculos. Isso tudo agregar experiência no currículo.”

Para o estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica, Enrico D. Andrade, a expectativa é colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso para aprender o máximo possível. “O programa promove um contato interdisciplinar e trabalho em grupo que eu acredito ser fundamental para o mercado de trabalho”, declarou.