Estudantes de Gastronomia mostram aprendizado em jantar que lembra cinema

A primeira equipe de Gastronomia a apresentar ontem o seu trabalho de conclusão de curso de 2011, um jantar em que os pratos foram inspirados em temas de filmes, demonstrou domínio de técnicas e criatividade para envolver os convidados no tema da noite.

O espaço revestido em tecido preto e vermelho remetia o ambiente às salas escuras de cinema, enquanto em um telão cenas de Charles Chaplin eram projetadas. Sobre as mesas, vasos altos com plumas lembravam o glamour hollywoodiano e o cardápio do jantar , "Simplesmente Irresistível" , trazia  tiras de filmes como ilustração.

Os aperitivos – canapés de camarão e martini – foram inspirados no filme "Penetras Bom de Bico". Como prato de entrada, figo com presunto de Parma ao molho de hortelã, uma releitura de cardápio apresentado no filme "Comer, Rezar e Amar".

O filme "Chocolate" inspirou a criação seguinte da equipe de 12 estudantes que estavam submetendo seus trabalhos à avaliação de convidados.  O primeiro prato foi Roullade de Frango ao Molho de Chocolate e Aspargos na Manteiga.

Até mesmo o recente filme "Rio", sucesso nacional e internacional de bilheteria, foi lembrado pelos futuros profissionais na hora de servir o entremet (separação entre o prato inicial e o principal): abacaxi marinado no vinho. Já na elaboração do prato principal, o filme "Simplesmente Martha" serviu de inspiração para a montagem de um Carré de Cordeiro com Crosta de Alecrim e Purê de Batatas.

A sobremesa, finalmente, veio coroar todo o trabalho dos estudantes ao servirem croissaint de sorvete com calda de frutas vermelhas, numa inspiração criativa e "deliciosa" - diga-se de passagem -  do filme "Tá chovendo hambúrguer". Neste caso, o croissaint tinha o formato de um pão de hambúrguer e era recheado de sorvete, ganhando um sabor inigualável com a calda de frutas vermelhas.

No jantar estavam presentes o reitor Wilson Matos, diretores da instituição, professores e convidados do setor de gastronomia, responsáveis por avaliar os alunos ao final.

Segundo o coordenador do curso de Gastronomia, Marcos Mantovani e a coordenadora do evento, professora Christina de Quental, essa atividade de conclusão de curso é o momento em que os alunos desenvolvem com toda autonomia o aprendizado que adquiriram durante o curso. "O que nos deixa realmente satisfeitos é saber que os alunos aprenderam a pesquisar, fazer estudo de culturas para então desenvolver suas criações, apresentando finalmente um resultado que achamos muito satisfatório", disse Cristina.