Estudantes de Jornalismo produzem site de notícias

Foi colocado no ar esta semana o site da Agência de Notícias Megafone, mais um produto jornalístico que envolve a Rádio Cesumar FM e o curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Instituição. Produzido por alunos do 3º ano de Jornalismo com suporte dos alunos de Publicidade e Propaganda, o projeto é um trabalho experimental da disciplina Novas Tecnologias da Comunicação e tem na coordenação as professoras Ana Paula Machado Velho e Veridiana Duarte, em parceria com o diretor da emissora do Cesumar, Elias de Paula. Reportagenssobre política, economia, agronegócio, cultura, esporte, cidades e textos de opinião, em linguagem própria para a Web, fazem parte do conteúdo.

A Agência Megafone vai funcionar como o braço jornalístico do Portal da Rádio Cesumar. Além de ter acesso à programação da emissora e do mundo da música, quem acessar a página vai poder se inteirar das últimas notícias da cidade, com atualização diária.

Segundo a professora Ana Paula Machado, o site é uma ferramenta didático-pedagógica que segue os preceitos ligados ao webjornalismo e "representa uma nova experiência para os alunos simularem a linguagem jornalística no ambiente digital". Embora contassem com os conteúdos próprios do webjornalismo na disciplina, antes, os alunos não tinham como desenvolver a prática. "É um aprendizado novo e nós procuramos tirar o enfoque teórico da disciplina puxando mais para questões práticas. Os alunos aprendem mais e o Portal da Rádio ganha mais um serviço eficiente, o de informação", completou Ana Paula.

A professora Veridiana, de Publicidade e Propaganda, disse que a ferramenta vai mudar definitivamente a relação dos alunos com a disciplina de Novas Tecnologias. "Eles estão envolvidos, porque são responsáveis por questões bem práticas e importantes: a elaboração de um novo layout para o Megafone e da logo do projeto. Além disso, vamos desenvolver campanhas institucionais de ONGs e de instituições filantrópicas, para serem veiculadas no Portal da Cesumar FM."

O projeto conta com dois monitores, os estudantes Gutembergue Lima e Ricardo
Andretto Fonseca. Para Gutembergue, "ser co-autor do projeto e estar à frente do
gerenciamento técnico do portal é uma grande responsabilidade. É super importante para o meu desenvolvimento enquanto estudante de jornalismo e para a formação prática do jornalista moderno".

Quanto ao estudante Ricardo Fonseca, que já é webdesigner e auxilia na manutenção e suporte aos alunos que utilizam o sistema de redação on-line, o projeto vai servir como Trabalho de Conclusão de Curso, em 2008.

A coordenadora dos cursos, professora Cibele Abdo Rodella, lembra que o jornalismo vem sofrendo nos últimos 20 anos uma revolução na técnica de produção da notícia, em razão do uso das novas tecnologias e a interatividade que proporcionam. "É natural que a academia deva acompanhar estas transformações. O objetivo em proporcionar experiências laboratoriais em várias áreas - do impresso à web - é a capacitação dos alunos de jornalismo para atuação no mercado, aliada aos estudos teóricos que visam a crítica e o aperfeiçoamento tanto do jornalismo como da atuação prática dos nossos alunos."

O endereço da agência Megafone de notícias é: http://www.cesumar.br/radiocesumar/megafone