Estudantes de MBA voltam satisfeitos com experiência no Chile

O grupo de dez estudantes de MBA do Cesumar que participou de intercâmbio no Chile, de 26 de setembro a 4 de outubro, viabilizado pela Assessoria Internacional, voltou bastante satisfeito com a experiência. É o que confirma, por exemplo, Ivan Sidney Silva, para quem a expectativa foi superada. "Entendi que a maneira como foi conduzida a programação foi muito boa e estou super satisfeito", disse ele.

Acompanhados da assessora internacional do Cesumar, Maria Alice Bourdon, os estudantes participaram de um curso exclusivo focando a gestão de empresas, organizado pela Universidade Mayor, que é conveniada ao Cesumar e tem sede em Santiago.

Durante uma semana, eles tiveram oportunidade de estar em contato com professores daquela instituição, estudando conteúdos como gestão de recursos humanos, técnicas de seleção por competência, negociação e resolução de conflitos, marketing internacional e economia chilena.

Mas o programa foi composto também por visitas técnicas e culturais. Entre as visitas realizadas, destaca-se à cidade de Viña Del Mar, patrimônio histórico da Unesco. Os estudantes também se mostraram muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos nas visitas feitas à Sadia do Chile e ao Banco Itaú, considerado um dos pontos altos da programação.

O grupo esteve acompanhado em suas visitas  pela gerente de relações
internacionais da Universidade Mayor, Cecília Moreno e pela diretora da Trade Chile, Daniela Moreira. Na Sadia, eles foram recebidos pelo gerente geral, Paulo César Monfradini, pelo controller, David Santana e pela gerente de Marketing.

Outro lugar visitado foi a embaixada brasileira, onde os estudantes assistiram a palestras com os assessores da área comercial.