Estudantes de Mecatrônica destacam-se em “Guerra de Robôs”

A equipe RoboTech, do curso de Engenharia Mecatrônica do Cesumar, saiu confiante para sua primeira participação em um campeonato de robôs e voltou feliz com o quarto lugar obtido na Robocore, realizada dias 28 e 29 de julho em São Paulo, um das duas provas anuais que acontecem no Brasil.

Os estudantes Alessandro Bárbara, Juliano Coelho, Rafael Mello e Sérgio Pinheiro concorreram com 16 equipes na categoria hobbyweight utilizando um robô de 5,5 quilos, que gira em torno do seu próprio eixo a uma velocidade de 3.500 rpm (rotação por minuto) e possui uma lança que atinge os adversários.

Eles explicaram assim a capacidade do robô: "apesar do seu tamanho reduzido é um robô altamente violento, onde seu cone de aço causa um impacto horizontal capaz de danificar até o oponente mais resistente. Fabricado basicamente em aço e policarbonato (material utilizado em blindagem) fizemos um robô com alta resistência, capaz de suportar altos impactos. Uma de suas maiores vantagens é de não ter que se posicionar para fazer um ataque, por ser um robô que tem sua arma girando no próprio eixo."

As "guerras de robôs" são tradicionais em várias partes do mundo e visam a estimular o desenvolvimento tecnológico. A Equipe RoboTech tem como objetivo se firmar entre as melhores equipes envolvidas nas competições de "Guerra de Robôs", não só no âmbito nacional mas também internacional, buscando a participação nos eventos realizados anualmente fora do país.

Para construir o robô "Spinning Hunter" a equipe contou com o apoio financeiro de várias empresas como a Acrílicos Maringá, Engrenapeças, Codifer, Teclaser, Hergus Inox, Chapas Maringá, Araras Shopping Car, Stuff Design, Jacaré Caça e Pesca e Balfar.

A Equipe RoboTech foi formada no ano de 2006 por um grupo de 10 alunos do 2º ano de Engenharia de Controle e Automação do Cesumar. Para o grupo, "a participação de cada integrante é de grande importância, pois além de poder levar o aprendizado das salas de aula para a prática, os integrantes dessa equipe adquirem novos conhecimentos e novas habilidades em diversas áreas de uma forma divertida, mas com desafios e responsabilidade".

[conheça mais no site do grupo]