Unicesumar
Unicesumar

Estudantes de Moda apresentam desfiles abertos para a comunidade


Para quem conhece pouco sobre conceitos de moda ou deseja se antenar nas novidades, uma opção, nesta quinta e sexta à noite (dias 1 e 2), é assistir aos desfiles de moda dos estudantes do Cesumar, que encerram os trabalhos do ano. Ao contrário de outros desfiles, dirigidos a grupos de convidados, este é aberto a todas as pessoas que têm interesse, e pode ser assistido de graça.

Os desfiles já são tradicionais na instituição e é uma forma de os futuros profissionais mostrarem aquilo que estão produzindo e ao mesmo tempo serem avaliados.  O desfile de quinta é dos formandos de Moda e o de sexta dos estudantes de primeiro, segundo e terceiro anos.

No desfile dos formandos, serão apresentadas 37 coleções e poderão ser apreciadas cerca de 180 criações. São peças conceituais e peças comerciais. As primeiras expressam a idéia da criação do autor e as segundas são feitas para o mercado, com base no conceito que foi elaborado.

Peças para paraplégicos

Nas propostas apresentadas pelos alunos há novidades como roupas para pessoas paraplégicas.  Trata-se de uma coleção de calças especiais que incluem aberturas com velcro, peças que se separam, bolsos  diferenciados e que facilitam a vida de quem usa cadeira de rodas.

De acordo com a coordenadora dos trabalhos, professora Loeci Scapinelo,  "não existe nada com tanta funcionalidade no mercado para atender a este público". Segundo ela, um grupo de  alunos desenvolveu esta coleção "porque eles [os estudantes] são orientados a procurar nichos de mercado".

O trabalho desses estudantes também foi considerado "super real " para atender a necessidade dessa clientela pela conhecida estilista e professora  Doris Treptow,  especialista em desenvolvimento de produtos e autora de livros de referência nas faculdades de moda. Ela analisou a criação dos estudantes ao assistir à apresentação do trabalho em uma banca de avaliação no Cesumar.

Além desse tipo de criação, os 61 formandos apresentam coleções infantis, para adolescentes, noivas, jovens senhoras, lingeries, camisaria feminina e figurino cênico, entre outras. Estes trabalhos estarão sob os olhos atentos de uma comissão avaliadora, composta por  profissionais e empresários convidados da área da moda.

Segundo desfile

No dia 2, sexta-feira, o desfile vai apresentar coleções criadas por estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do curso. O primeiro ano apresenta peças conceituais, o segundo ano, peças masculinas direcionadas para o mercado e o terceiro trará peças variadas que atendem necessidades locais das indústrias de confecções. A proposta é que estes procurassem empresas da cidade e desenvolvessem produtos para elas.

Serviço

Desfiles de Moda do Cesumar
Dias: 1 e 2 de dezembro
Local: Ginásio de Esportes da instituição
Horário: 19h30

Últimas notícias

Categorias