Estudantes de Serviço Social divulgam Objetivos do Milênio

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidos (ONU) no ano 2000 durante a realização da Assembléia do Milênio, em Nova Iorque. O conjunto de metas assumidos pelos 191 estados-membros visam ao desenvolvimento sustentável e uma melhorar qualidade de vida para todos até o ano 2015, erradicando no mundo a extrema pobreza.

Com o objetivo de divulgar essas propostas entre os universitários do Cesumar, calouros do curso de Serviço Social iniciaram ontem uma campanha de esclarecimento. O Trote Solidário, proposto pela coordenação do curso, vai se estender até sexta-feira próxima.  Os estudantes vão atuar durante os horários dos intervalos, distribuindo cartazes  e cartilhas que prestam esclarecimentos  sobre o item 7 dos ODM's, que é a sustentabilidade ambiental.

A estudante Dayane Baltazar Fantine disse que trabalhar a conscientização em torno de causas coletivas é uma das responsabilidades dos assistentes sociais. "Enquanto universitários de Serviço Social, precisamos conhecer bem esses objetivos e nada melhor do que começar por aqui a mudança de mentalidade", destacou.

Para a estudante Jandira Bedendo, a proposta do trote solidário "foi excelente porque, ao invés de passarmos por brincadeiras que não contribuem em nada para a nossa formação, estamos aqui exercitando a responsabilidade e colaborando de alguma forma para as mudanças sociais".

A Declaração do Milênio reconhece que o mundo já possui a tecnologia e o conhecimento para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres. No entanto, tais soluções não foram implementadas na escala necessária. O estabelecimento dos objetivos do milênio representa uma grande realização da comunidade internacional para uma mudança global.

"Buscar conscientizar a comunidade universitária sobre os ODM's é um meio de fazer com que muitas ações sejam colocadas em prática. Precisamos impregnar o meio universitário com essas propostas para termos um mundo melhor", defendeu a coordenadora de Serviço Social, Maria Cristina de Brito Cunha.

Conheça os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

1.    Erradicar a extrema pobreza
2.    Atingir o ensino básico universal
3.    Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher
4.    Reduzir a mortalidade na infância
5.    Melhorar a saúde materna
6.    Combater HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7.    Garantir a sustentabilidade ambiental
8.    Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Saiba mais sobre os ODM's aqui.