Estudantes fazem campanha de prevenção na semana dos namorados

Estudantes de Farmácia da Unicesumar aproveitam o Dia dos Namorados para promover uma ação de conscientização junto ao público da Unicesumar (alunos e funcionários). Serão feitos exames para o diagnóstico de Hepatite, Sífilis e HIV nos dias que antecedem a data, 10 e 11 de junho. A ação, que é fruto da parceria entre a instituição e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Maringá, tem como público-alvo os jovens acadêmicos do Centro Universitário Cesumar.

Na segunda e terça-feira, estará estacionado na Praça do Conhecimento o ônibus do CTA, local onde serão feitos testes rápidos para o diagnóstico e prestadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, desde a forma de contágio, sintomas, tratamento.

De acordo com a professora Janete Lane Amadei, coordenadora do projeto de extensão "Dia dos Namorados", a ação visa atender os jovens enquadrados na faixa etária classificada como "população sexualmente ativa".

Os testes são rápidos, gratuitos e o paciente recebe a garantia do sigilo quanto ao resultado. Os interessados devem comparece no dia 10, das 9h às 17h, e 11, das 13h às 21h, munidos de documento com foto.

DSTs

O Ministério da Saúde aponta que as Doenças Sexualmente Transmissíveis são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Doenças como a Aids deixam o organismo mais vulnerável a outras enfermidades, podendo culminar em casos de morte.

Campanhas de conscientização sobre a necessidade de proteção são promovidas por entidades de saúde e pelo governo durante todo o ano, especialmente no período que antecede o Carnaval. Ainda sim, são altos os números de novos infectados a cada ano. A estimativa feita pela Organização Mundial de Saúde aponta que no Brasil são 937 mil novos portadores de Sífilis, anualmente.