Estudantes prestam orientação sobre uso correto de medicamento

Hoje (5), é comemorado o Dia do Uso Racional de Medicamento. Norteado por essa campanha, o curso de Farmácia do Cesumar promoveu nesta manhã abordagens a pedestres e motoristas que passavam na região próxima a Praça Napoleão Moreira da Silva.

Alunos e professores orientaram sobre a maneira correta de comprar, armazenar, ingerir e usar remédios. Além de alertar sobre os cuidados com pacientes especiais como gestantes, neonatais, idosos ou pessoas com alterações genéticas. Foram distribuídos diversos folderes explicativos sobre o uso correto de medicamentos.

O professor Rafael Padial foi um dos orientadores da ação desenvolvida pelos estudantes. Ele recomenda que para obter todas as informações necessárias sobre o medicamento é preciso ouvir antes um profissional farmacêutico. "É importante lembrar que em Maringá temos 1,5 farmacêutico para cada farmácia. No Paraná, o número chega a 1,9", completa o professor.

Daiane Ferreira de Souza passava pela praça quando foi parada por uma aluna de farmácia. Após a abordagem, a jovem relatou que desconhecia muitas informações. "Não sabia que os remédios não fazem efeito quando estão acompanhados de coca-cola." Daiane disse que achou muito interessante a iniciativa dos acadêmicos e que irá ler todos os panfletos.

Segundo a professora do curso, Janete Lane Amadei, até às 12h foram orientadas duas mil pessoas.