Ética em pesquisa é ressaltada em eventos científicos no Cesumar

Dois importantes eventos movimentam esta semana a comunidade científica do Cesumar: a 3ª Mostra Interna de Iniciação Científica e o 2º Encontro de Ética em pesquisa. A abertura conjunta dos dois eventos aconteceu terça-feira à noite, seguida de palestra sobre "Ética na Pesquisa com Seres Humanos", proferida pelo professor da Unicamp Pedro Luiz Rosalen,   membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Rosalen explicou os critérios que regulamentam atualmente a pesquisa com seres humanos no Brasil e falou do papel dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) criados nas universidades a partir da resolução 196/96,   que definiu as diretrizes e normas para experimentação com seres humanos no país.

Segundo o professor, essa legislação "tem consolidado um sistema muito importante, que traz mais dignidade e proteção ao sujeito da pesquisa". Ao mesmo tempo em que valida as pesquisas desenvolvidas no Brasil com seres humanos para que possam ter credenciamento do ponto de vista ético, quando forem publicadas em revistas internacionais.

O professor explicou também que, hoje, mesmo a captação de recursos para uma pesquisa exige como condição indispensável a aprovação do projeto nos comitês de ética em pesquisa. "Essa legislação trouxe uma consciência cidadã muito grande para os envolvidos em pesquisa, mas também para a universidade, que teve de considerar a questão ética ao realizar experimentação com seres humanos", observou.

Controle social
Como lembrou Rosalen, há pouco mais de dez anos,  quando se elaborava um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos, era o bom senso do pesquisador e do patrocinador da pesquisa que valia. Hoje, com a legislação de 96 e a criação dos CEPs, passou a haver um controle social sobre as pesquisas.

Para o presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Cesumar, professor Hugo Pires, os comitês de ética significam a oportunidade que a população tem de exercer um controle nas ações do pesquisador. Conforme comentou, "isso no Brasil é uma coisa inédita porque a comunidade acaba tendo uma participação efetiva nessa proteção,  uma vez que o comitê é diversificado. Existe a participação de vários profissionais, não só da área da saúde, mas também da sociologia, da pedagogia, da educação, representantes da comunidade, dos usuários de pesquisas. Nesse sentido, o os CEPs cumprem um papel fundamental de proteção ao indivíduo da pesquisa e também de esclarecimento à população".

Pires definiu o Encontro de Ética em Pesquisa do Cesumar como de vital importância  para a universidade, tanto do ponto de vista administrativo de funcionamento do seu comitê como de desenvolvimento dos seus alunos e do aprendizado da pesquisa entre eles. "A ética está vinculada à pesquisa e ela é necessária para que esta se torne cada vez mais um fator de importância. Trazer essa discussão para a comunidade acadêmica é fundamental porque permite que o aluno, enquanto realiza pesquisa na graduação, também desenvolva um comportamento ético, de respeito aquilo que vai ser pesquisado, que é o sujeito da pesquisa", concluiu.

Programa
O programa do II Encontro de Ética em Pesquisa do Cesumar incluiu também treinamento especial com os membros do CEP, ministrado pela professora Nilza Maria Diniz, coordenadora do CEP da Universidade Estadual de Londrina, além de outras palestras.

Mostra de Iniciação
Já a III Mostra de Iniciação Científica prossegue até sexta-feira, com a exposição, até o final,  de 192 trabalhos, apresentados por 180 autores. A diretora de pesquisa, Ludhiana Bertoncello, ressaltou na abertura do evento o crescimento no número de pesquisas realizadas no Cesumar, lembrando que há seis anos, quando criado o Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica do Cesumar, havia 15 alunos atendidos e hoje são cerca de 300, envolvendo também o trabalho de 105 professores orientadores.

O evento tem como principal objetivo avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos do Cesumar vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PICC) e dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária e do Cesumar.