Evento comemora 10 anos dos cursos de Comunicação

Estudantes e professores de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Web Design reúnem-se para discutir as novas mídias digitais e comemorar os 10 anos de criação dos dois primeiros cursos. O evento Ìomunicação em ambiente digital: experiências multidisciplinares" começou ontem (6) e prossegue hoje (7) à noite, no auditório Dona Etelvina.

O primeiro dia foi marcado pela comemoração dos dez anos de implantação de Jornalismo e Publicidade com homenagens prestadas a ex-alunos e àqueles com melhor desempenho nos cursos este ano. Foram homenageados os ex-alunos Roberto de Paula, da primeira turma de Jornalismo, e Iris Tomita, da primeira turma de Publicidade e Propaganda, que se tornou professora do curso.

A coordenadora do evento, professora Ana Paula Machado Velho, lembrou os dez anos do curso e falou da necessidade de acompanhamento das novas tecnologias, que determinam os rumos da comunicação. "Estamos aqui para comemorar entre amigos e fazer uma apresentação das nossas experiências acadêmicas, que são muitas e acontecem de forma interdisciplinar", disse a professora, ao afirmar: "o mundo vive uma revolução e a gente precisa estar atento, procurando sempre se adequar às novas possibilidades".

A abertura do evento contou também com a participação do pró-reitor acadêmico, professor Cláudio Ferdinandi, que parabenizou os 10 anos dos cursos e destacou a comunicação como a maior força da sociedade. "É a força da comunicação social que tem feito a sociedade mudar. Mas isso só vem sendo entendido nos últimos anos, através da implantação dos cursos universitários e a contribuição que oferecem aos estudos nessa área. Vocês estão de parabéns pelo brilhante curso e pela escolha que fizeram", reforçou.

Em dez anos, em torno de quinhentos profissionais de Jornalismo e Publicidade saíram do Cesumar, segundo informou a coordenadora dos cursos, Cibele Abdo Rodella. Ela se disse orgulhosa "por tudo realizado até agora, pela paixão e envolvimento dos professores" e também afirmou que os cursos mostram amadurecimento, partindo agora para a ampliação das pesquisas em comunicação.

Palestras
Seguido da abertura, o evento contou com o painel sobre a "Web como potencialização do jornalismo impresso", em que foram apresentadas as experiências desenvolvidas no curso nesta área com a publicação do Jornal Matéria Prima pelos alunos do segundo ano e implantação da Agência Megafone de Notícias, mantida pelo alunos do 3º ano, com a coordenação das professoras Rosane de Verdegay e Ana Paula Machado, respectivamente. Alunos de Web Design explicaram o desenvolvimento das ferramentas utilizadas para o funcionamento desses dois produtos de webjornalismo.

TV Digital
Na segunda parte do evento, o assunto foi a TV Digital. Para explicar o que muda com esse novo sistema de televisão, estiveram presentes o coordenador de marketing da Rede paranaense de Televisão, Michel Leal, e o professor do curso de Publicidade e Propaganda do Cesumar, graduado em Tecnologia da Informação, Ivan Tomita. Eles deram explicações sobre o padrão e modelo utilizados no Brasil e também falaram das perspectivas da TV Digital para o campo da publicidade e do Jornalismo.

Conforme Leal, há tendências de grandes mudanças na forma de fazer publicidade e jornalismo. "É possível que haja menos break com custo mais elevado ou que o produto seja inserido no conteúdo. Mas nada é certo ainda. Será esta a melhor saída? Não sabemos ainda. Está nas mães de quem está se formando pensar nisso", frisou, ao assinalar o tamanho das inovações que devem vir pela frente.

"Uma coisa é certa, haverá muito mais qualidade de imagem, interatividade e mobilidade a ponto, por exemplo, de as televisões terem de melhorar a qualidade de seus estúdios e pensar até mesmo em novas maquiagens, já que os mínimos detalhes serão percebidos com a alta resolução das imagens", conclui.