Evento gratuito: UniCesumar promoverá o 1º Simpósio On-line de Obesidade e Metabolismo

Trazendo temas como atividade física e fisioterapia no combate à obesidade, nutrição funcional e saúde mental, o evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro e está com inscrições abertas

De acordo com dados levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicados pela Agência Brasil em outubro deste ano, a proporção de obesos na população com mais de 20 anos dobrou: entre 2003 e 2019, o percentual subiu de 12,2% para 26,8%. Com foco em promover discussões e oferecer conhecimento a alunos, professores, pesquisadores e comunidade externa, o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) promoverá o 1º Simpósio On-line de Obesidade e Metabolismo da UniCesumar. O evento é gratuito e ocorrerá de forma on-line nos dias 6 e 7 de novembro, com inscrições abertas em http://www.cesumar.br/inscricao/inscricao/inscricao_form2.php?codEvento=782

A programação do simpósio será composta por palestras, apresentação de trabalhos (TCC, pós-graduação e iniciação científica) e terá a participação de pesquisadores e docentes da UniCesumar, bem como de outras instituições de ensino no Brasil. O cronograma completo, que inclui temas como nutrição funcional, fisioterapia e atividade física no combate à obesidade e saúde mental, pode ser acessado na página de inscrição do evento.

Para contemplar diversas áreas, foram convidados para o evento profissionais de áreas como Educação Física, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Com isso, o objetivo é abordar as maneiras como o sobrepeso e a obesidade impactam na vida da população.

“Temos o intuito de fornecer para os estudantes, pesquisadores e comunidade as principais evidências sobre o manejo da obesidade em diferentes conjunturas”, destaca o coordenador do LIIPS e um dos organizadores do evento, professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco. “Considerando que a obesidade é uma pandemia, a discussão desse grande problema de saúde pública pode nortear condutas assertivas para a prevenção, controle e tratamento multifatorial dessa doença crônica não-transmissível.”

Além das questões físicas que envolvem a obesidade, o evento também trará a discussão sobre saúde mental e autoestima. De acordo com o professor Braulio, essa abordagem é importante para o sucesso do tratamento, evitando efeitos como compulsão alimentar e ansiedade elevada. “A conduta do profissional demanda estar associada com mudanças no estilo de vida. Os profissionais de saúde também necessitam estar conectados com abordagens de atendimentos humanizados, a fim de acolher e manter a aderência do indivíduo que busca ajuda nas universidades, unidades básicas de saúde, hospitais e clínicas”, explica.

Nesse sentido, a UniCesumar, junto ao LIIPS e ao Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), reforça o objetivo de propagar boas práticas de saúde para a comunidade. “O LIIPS tem como objetivo central recuperar as condições de saúde das pessoas impactadas pelas doenças crônicas não-transmissíveis, em especial, a obesidade. Assim, o evento certamente irá agregar conhecimento, visto que serão discutidas informações pautadas na ciência, com embasamento científico de estudos com grande rigor metodológico, como os ensaios clínicos randomizados”, pontua o professor Braulio.

Data: 6 e 7 de novembro
Horário: das 17h30 às 21h30 (no dia 6) e das 8h15 às 16h30 (no dia 7)
Inscrições em: http://www.cesumar.br/inscricao/inscricao/inscricao_form2.php?codEvento=782
Participação gratuita
Realização: UniCesumar, por meio do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS).