Evolução farmacêutica é discutida na abertura da Jornada de Farmácia

Ao falar na abertura da 6ª Jornada Científica de Farmácia do Cesumar, nesta terça-feira, o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Amilson Álvares, defendeu o novo modelo que se almeja hoje dentro das farmácias, que é a assistência farmacêutica, baseada no acompanhamento e orientação aos pacientes para o uso correto de medicamentos.

A Jornada foi aberta à noite, no auditório Dona Etelvina, propondo debater a evolução farmacêutica e suas implicações. Estavam presentes na abertura o pró-reitor de graduação, professor Cláudio Ferdinandi e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Flávio Bortolozzi, além do coordenador do curso de Farmácia, professor Sidney Mela.

A coordenadora do evento, professora Talma Fernandes, disse que a maior implicação da evolução farmacêutica foi a construção ou mesmo o resgate do profissional farmacêutico e ressaltou o intuito do evento voltado aos estudantes

"Que vocês possam conhecer um pouco mais da área farmacêutica, mas compreendendo melhor as políticas de saúde, de forma a integrar inovação, conhecimento e principalmente inclusão", ressaltou a professora.

Para o coordenador de Farmácia, é importante restabelecer a farmácia como um "estabelecimento de saúde". Segundo ele, a fase é de transição para este tipo de conceito, que exige também uma nova formação profissional, a do farmacêutico generalista, que deve possuir uma gama grande de conhecimentos para atuar em diversas áreas.

A fim de esmiuçar todas estas questões, quinze minicursos foram programados para o evento. Temas que tratam desde a atuação do farmacêutico na área de alimentos, análises clínicas, manipulação de medicamentos à gestão da farmácia, entre outros, estão sendo debatidos.

A jornada encerra-se nesta quinta-feira à noite com uma mesa redonda sobre "Implantação e Perspectivas do Programa Saúde da Família". Estarão presentes para o debate os professores Valmir de Santi, da UEPG, Natália Maria Maciel Guerra, da Universidade Estadual Norte do Paraná, José dos Passos Neto, da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa e Ademar Cezar Volpi, da Secretaria de Saúde de Curitiba.