Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo da Unicesumar é finalistas do 6º Prêmio Saint-Gobain

Alisson Batista criou um plano para a implantação de um núcleo de apoio cultural e esportivo para a cidade de Mandaguaçu

O arquiteto e urbanista Alisson Batista, graduado pela UniCesumar em 2018, está na final do Prêmio Saint-Gabain de Arquitetura-Habitat Sustentável. O concurso tem como objetivo premiar os melhores projetos e edificações que promovam o conforto, a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

O projeto inscrito pelo ex-aluno da UniCesumar foi desenvolvido durante o ano de 2018 para o Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema a implantação de um núcleo de apoio cultural e esportivo para a cidade de Mandaguaçu. O projeto contou ainda com a orientação do professor Cassio Tavares de Menezes Jr.

A edificação é dividida em 3 setores (esportivo, ensino e cultural), e cada setor ocupa um andar da edificação. A construção foi idealizada levando em consideração os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2005. “Pensar na eficiência do provimento de água e energia, gestão de resíduos e emissões, restauração da biodiversidade e uso consciente de materiais para construção foi uma parte quase que obrigatória na concepção desse estudo. Com isso a conclusão foi uma edificação que além do seu uso funcional, se interconecta com a natureza e se inspiram nela”, afirma Alisson Batista.

O arquiteto ainda revela que a escolha do tema surgiu naturalmente, já que reside em um município de pequeno porte, e viu, ainda como morador, a importância do espaço público de qualidade nos pequenos municípios. "Foi após uma ampla análise da atual situação do país em relação aos espaços públicos destinados a cultura e ao lazer em cidades de pequeno porte, que ficou constatado que ineficiência do poder público diante da falta de espaços, ou até mesmo da precariedade dos existentes, desencadeia uma gama de problemas para a população”.