Ex-aluno de Moda é finalista do 8º Prêmio João Turin

Formado em moda pelo Cesumar em 2008, Edison Silva, está entre os doze finalistas do 8º Prêmio João Turin, que acontece no dia 19 de fevereiro,  em Curitiba. O evento está entre os principais concursos de moda do país e tem como objetivo estimular a pesquisa em temas de cultura do estado, além de mostrar os novos talentos da indústria têxtil. No total, concorreram mais de  200 trabalhos de 21 cursos de moda de todo o Brasil.

Com o tema "Minha Cidade Vira Moda", Edison desenvolveu dois looks inspirados na Catedral de Maringá. "A Catedral é referência no turismo da cidade e região, ela tem um clima familiar além de ser a expressão da fé", comenta.

Em suas criações, o jovem estilista considerou as formas arquitetônicas e os vitrais, que foram representados em um look monocromático com formas assimétricas e detalhes em paetê. "Eu busquei alguns símbolos religiosos, como o hábito das freiras, para completar as peças", afirma. O processo de pesquisa e produção das peças durou cerca de um mês, ambas as peças foram confeccionadas em lona de caminhão, que representa as paredes do interior da Catedral.

Para Edison, que já participou de vários outros concursos, oportunidades como esta é importante para mostrar o seu potencial criativo. Îu gosto de trabalhar com moda e esta é a profissão para toda a minha vida, hoje eu tenho a oportunidade de mostrar que a moda representa cultura, além de poder divulgar o meu trabalho."

Segundo a coordenadora do curso de moda do Cesumar, professora Sandra Franchini, na faculdade, o aluno é preparado para atuar nas diversas áreas em que a moda atua, principalmente, na área de criação e desenvolvimento. "Nós priorizamos a qualidade do ensino e por isso, temos muitos alunos vencedores de prêmios", conta.

Cursos de bacharelado e tecnólogo na área da moda, como os que o Cesumar oferece, são muito importantes para quem deseja trabalhar nesta área. Atualmente o Paraná é um dos maiores produtores têxteis do país, cerca de 30% de toda a produção do Brasil é feita no estado, considerado um pólo para a confecção.

A comissão julgadora do concurso é formada por profissionais da área de comunicação, design e moda. O prêmio será entregue durante o 5º Paraná Bussiness Collection, que acontece de 14 a 19 fevereiro, em um desfile temático realizado no último dia da semana de moda. O primeiro lugar ganha, além de um troféu, uma viagem para Milão e Paris, integrando a Missão Empresarial organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, através do Centro Internacional de Negócios – CIN. Os colocados em segundo e terceiro lugares recebem placas alusivas a estas conquistas.

Veja em nosso Facebook os looks de Edison