Ex-coordenador do Enade avalia positivamente desempenho do Cesumar no último exame

O ex-coordenador nacional do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) que hoje trabalha no Cesumar, Amir Limana, avaliou positivamente o desempenho da instituição no exame de 2007.  Os resultados divulgados semana passada pelo MEC trazem dados significativos para o Centro Universitário de Maringá, segundo ele, considerando-se, sobretudo o IDD (Índice de Conhecimento Agregado), acima da média nacional em pelo menos cinco cursos e igual em um deles, entre os dez avaliados na área da saúde.

Limana, que responde pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Cesumar, observou um fato que diz ser relevante: "A instituição recebeu estudantes abaixo da média nacional em sete cursos e está colocando no mercado acadêmicos com conceitos acima da média nacional ou igual a ela em seis áreas".

"Esse desempenho representa que a instituição está agregando muito aos seus estudantes e esse é um diferencial muito positivo. Desde o início desta instituição, eu pude observar, comparar o crescimento, o desempenho e a preocupação com o ensino em relação a outras instituições e ela [a instituição] está num momento extremamente importante porque chegou a um nível de crescimento e de qualificação sem igual na região", destacou Limana, que foi um dos criadores e coordenador do Enade junto ao INEP (Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais) até o início deste ano.

Como diretor do Centro Universitário de Maringá na área de desenvolvimento institucional, ele enfatiza: "Estamos a um passo de consolidarmos a área de saúde com a abertura do curso de medicina, como também a área do agronegócio, do EAD (Educação a Distância), de nos prepararmos para consolidar o stricto sensu (mestrado) e, num prazo curto, transformarmos o centro universitário em universidade".

Para Limana, as condições atuais apresentadas pelo Cesumar são satisfatórias, mas não quer dizer que a instituição deve parar por aí.  "O Cesumar tem um compromisso inarredável com a qualidade e o processo de verticalização é extremamente importante. Buscamos uma meta maior, que é elevar os nossos cursos aos melhores patamares. Indiscutivelmente, entre as instituições privadas, o Cesumar tem hoje as melhores condições e perfil de atingir um nível de excelência", salientou o professor, que esclareceu ter sido este um dos motivos que o levaram a aceitar o convite do reitor Wilson Matos para trabalhar na instituição.

Bom desempenho

De acordo com os resultados do Enade de 2007, estão acima da média nacional os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Serviço Social e igual à média nacional o curso de Nutrição. Fonoaudiologia foi o curso que mais agregou conhecimento aos acadêmicos. No ingresso ao curso, os estudantes do Cesumar tiveram média 42.9 contra 43.2 de média nacional. Na conclusão, entretanto, os acadêmicos do Cesumar superaram em muito a média nacional, ficando com 73.8, enquanto a nacional foi de 63.8.

Biomedicina é outro caso de excelente desempenho. Os estudantes do Cesumar começaram com a média de 26.6 contra 27.9 da média nacional e concluíram o curso com a média 45.7, acima da nacional, que foi de 41.3. Já Serviço Social começou com seis pontos acima da média nacional e terminou melhor ainda, com 13 pontos a mais. No ingresso, os estudantes de Serviço Social tiveram conceito médio de 39.3 (o nacional foi 33.7) e na saída, o conceito 54.6, enquanto a média nacional foi de 41.6.