Unicesumar
Unicesumar

Exposição do folclore mostra tradições brasileiras

Uma exposição realizada pelo curso de Artes Visuais está mostrando esta semana, no Cesumar, tudo que faz parte dos costumes, tradições e a cultura do povo brasileiro.  "Folclore – ontem, hoje e sempre", no térreo do bloco 07, é uma mostra que apresenta manifestações folclóricas presentes em nossas vidas, desde a gestação até a morte, que pouco notamos.

Conforme lembra a coordenadora do evento, professora Meire Lode, o folclore e a cultura de um povo estão intimamente ligados. Ela diz também que, ao contrário do que muitos possam pensar, o folclore não é uma coisa antiga, mas costumes que vêm sendo repassados de geração para geração.

Em algumas regiões do país e no interior de uma maneira geral  as manifestções folclóricas mais antigas ainda são bastante fortes, mas o folclore não deixa de acontecer também nos centros urbanos, onde um outro tipo de cultura vai se formando. É o caso da cultura Hip Hop, nascida nas periferias das grandes cidades, que é uma manifestação natural do próprio povo. "Hoje muitos estudiosos já falam no Hip Hop como um folclore", comentou Lode, explicando que o folclore nasce das próprias pessoas e fora de instituições formais.

A exposição sobre o folclore traz objetos, cartazes, roupas e desenhos, mostrando os  costumes mais presentes na cultura brasileira e relacionados a diferentes fases da vida, como a gravidez, a infância, a adolescência e a fase adulta, considerando, por exemplo, os rituais do casamento e da morte, entre outros.

A mostra conta ainda com um filme de curta metragem produzido pelos próprios alunos abordando o tema. O filme será apresentado nos horários de intervalo das aulas da noite, em frente às cantinas dos blocos 5,  7 e HV2.
A exposição fica aberta para visitas até nesta quarta-feira (11), das 8 às 22h30.

Últimas notícias

Categorias