Unicesumar
Unicesumar

Exposição no Museu Cesumar retrata comércio das décadas de 40 e 50


O Museu Cesumar está com uma nova exposição no espaço temporário. A mostra é intitulada "Comércio Maringaense: Histórias e Imagens" e tem por objetivo resgatar a história do  comércio existente na cidade entre as décadas de 40 e 50. São 11 os estabelecimentos retratados com objetos, fotos, informações e biografia de seus proprietários.

A exposição serve também para homenagear os primeiros comerciantes da cidade, segundo afirma a coordenadora do Museu, Tatiane Caparróz. "Muitos empreendimentos surgiram antes mesmo da fundação de Maringá, como a Casa Santo Antônio e a Casa Maringá, cujos  proprietários auxiliaram no processo de colonização do município", conta Tatiane.

A exposição retrata 20 anos da história comercial da cidade e conta ainda com uma espécie de "venda", que simula como funcionavam os comércios, contendo desde bebidas engarrafadas da época, pescados conservados no sal, objetos de uso doméstico a materiais de carpintaria.

A maioria dos estabelecimentos retratados são armazéns de secos e molhados, como a Casa Maringá, que foi o primeiro comércio montado na cidade; a Casa Planeta,  referência em opções de produtos e a Casa Estrela, estabelecimento que mantém até hoje suas atividades, na avenida Riachuelo, Vila Operária, de propriedade de João da Silva, desde o ano de 1954.

De acordo com a diretora do Museu Cesumar, Loide Caetano, a exposição reúne informações históricas da cidade e para isso, o material exposto é composto pelo acervo do museu e objetos e documentos que foram emprestados pelos familiares dos proprietários dos estabelecimentos.

Os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Tânia Varella visitaram a exposição sexta-feira passada. Nayane Roger Borges, da 1ª série, disse que ficou impressionada com os objetos expostos. "Muitas coisas eu só havia visto por fotos e agora estão aqui, contando a história na minha frente", declarou.

Está programada para está quinta-feira (29), às 17h, uma abertura oficial da exposição "Comércio Maringaense: Histórias e Imagens", que contará com a presença dos familiares dos proprietários dos estabelecimentos. A mostra fica aberta ao público até o próximo mês de fevereiro e a entrada é gratuita. O horário de visitas é de segunda a sexta das 8h30 às 17h45 e aos sábados das 10h às 16h. Durante a semana, o museu fecha na hora do almoço, das 12h15 às 14h.

Últimas notícias

Categorias