Exposição, palestras e desafio movimentam Semana de Moda

A Semana de Moda do Cesumar foi aberta ontem movimentando bastante os mais de trezentos alunos do curso que se inscrevam para palestras, três minicursos e ainda enfrentam um desafio que terá de ser cumprido até sexta-feira (último dia do evento), além de exporem seus trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante o semestre passado.

A programação destaca-se ainda por contar com palestrantes bastante conceituados, como Jum Nakao, um dos estilistas brasileiros mais reconhecidos da atualidade, que falará aos participantes nesta terça-feira à noite sobre "A construção do invisível", tema predileto de suas coleções. Em 2006, Jum Nakao foi considerado como um dos mais representativos da moda no século XX, pelo Galliera, Museu de Moda de Paris.

O evento foi aberto com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, Shingi Gohara e do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindivest), Carlos Roberto Pechek A palestrante da noite foi a empresária Ivone Nani, proprietária da grife Emma Fiorezzi.

Conhecimento

Ivone falou sobre a importância do conhecimento para a evolução de sua marca e deixou vários exemplos de como o aprendizado adquirido nos bancos escolares provocou uma "reviravolta" em sua empresa, que fora fundada no ano de 1986. Ivone é da primeira turma do curso de Moda do Cesumar, sua segunda formação universitária depois de ter primeiro se tornado psicóloga.

"Comecei a trabalhar com moda gestante por insistência da minha irmã e não tinha qualquer noção dessa área. Quando vi que estava mais errando do que acertando, resolvi entrar para a faculdade de Moda e isso mudou o rumo da minha história. Hoje, não paro de me reciclar e esse é o único caminho para ser competente", destacou a empresária, ressaltando a necessidade de muito conhecimento e pesquisa para "se dar bem no mercado".

Ainda na abertura da semana, a coordenadora do curso, Sandra Franchini, destacou as boas oportunidades de emprego que os graduados em Moda têm encontrado na região e divulgou os prêmios que as três equipes vencedoras do Desafio de Moda irão ganhar.

A equipe que ficar em primeiro lugar terá uma cabine no Cruzeiro da Moda, em fevereiro de 2010, oferecida pela Valtrac Turismo; os classificados em segundo lugar terão vales compras no valor de R$ 500 oferecidos pelo Shopping Maringá Park e os que ficaram em terceiro, ganharão passagens aéreas oferecidas pela Azul Companhia Aérea.

O Desafio

O Desafio de Moda é uma competição que acontece pelo segundo ano consecutivo. Os alunos recebem uma tarefa e têm cinco dias para executá-la dentro do laboratório de criação. A tarefa este ano é criar um vestido de noiva que atenda às expectativas de uma cliente que, uma semana antes do casamento, resolve mudar totalmente o vestido. A referência deverá ser dos anos 70 e necessariamente a criação precisa incluir grinalda e buquê. Vinte equipes participam do desafio. O resultado será conhecido sexta-feira à noite quando os participantes apresentam suas criações em um desfile.