Famílias em vulnerabilidade social recebem cestas básicas e atendimentos de saúde

UniCesumar Ponta Grossa realiza Dia da Comunidade no Campus; Ação é promover cidadania e reforçar papel social da instituição

No último sábado, dia 4 de maio, a UniCesumar Ponta Grossa realizou uma grande ação voltada à comunidade da cidade. Trata-se do Dia da Comunidade no Campus, quando cerca de 60 famílias em situação de vulnerabilidade social, selecionadas pela Central Única das Favelas (Cufa), receberam cestas básicas, resultado do trote solidário que arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos. A cesta foi composta por alimentos não perecíveis e, também, legumes e verduras da horta comunitária da instituição, gerenciada pelos alunos do curso de Agronomia.

No dia, das 9h às 11h30, houve ainda atendimento de todas as especialidades de cursos que o campus oferece, principalmente da área de saúde, como Biomedicina/Farmácia (medição de glicemia), Enfermagem (aferição de pressão), Estética (pintura facial), Odontologia (avaliação bucal e profilaxia), Fisioterapia (quick massage) e Nutrição (avaliação antropométrica e recomendações para ingestão hídrica). A Secretaria Municipal de Saúde também esteve no local realizando vacinas e exames preventivos ginecológicos.

Além disso, as famílias também tiveram atendimento na área jurídica, sobretudo Direito de Família, com esclarecimentos sobre guarda judicial, pensão alimentícia, e ainda sobre Direito Previdenciário, como acesso a benefícios. De acordo com organizadora do evento, professora Camila Bet, ações de cidadania como essa reforçam o papel social de uma Instituição de Ensino Superior (IES), que é promover educação e retribuir com serviços à comunidade. “A instituição oferta atendimentos à população durante todo o ano e, pontualmente, realiza ações maiores, para que mais pessoas tenham acesso aos nossos serviços e projetos. É uma troca muito rica entre alunos, professores e comunidade”, reforça.

Dia da Comunidade no Campus

Data: 04/05 (sábado)

Horário: das 9h às 11h30

Local: UniCesumar Ponta Grossa (Rua Desembargador Westphalem, 60)