Felicidade e realização: noivas fazem última prova do vestido do Casamento Coletivo da UniCesumar

Peças desenvolvidas pelos alunos do curso de Moda serão utilizadas na cerimônia de oito casais, marcada para o dia 8 de novembro

Muitas detalhes e retoques marcam a rotina de uma noiva rumo ao casamento. É também nessa fase que elas começam a ver o sonho se tornar realidade, especialmente em relação ao tradicional vestido de noiva. Para as mulheres que irão participam do Casamento Coletivo da UniCesumar não foi diferente: nesta quinta-feira (24), elas realizaram a última prova dos vestidos que usarão no grande dia, desenvolvido pelos alunos do 3º ano do curso de Moda. A cerimônia, marcará a união de oito casais, está marcada para o dia 8 de novembro na Cela Cristã da Instituição.

Suzanne Isabela de Marins Pereira foi uma das sortudas que passaram a manhã experimentando o traje que marcará a data especial. Ela conheceu o noivo, Tomas Sergio Pereira, há nove anos por meio de uma rede social, mas começaram a namorar somente em 2015. A história deles tem de tudo, desde relacionamento a distância até resistência da família. Eles enfrentaram desafios e obstáculos até que tudo se alinhasse e o amor finalmente prevalecesse.

Então, o Casamento Coletivo da UniCesumar veio ao encontro deles. Após o pedido, feito em dezembro do ano passado, eles decidiram participar da cerimônia. “A minha cunhada, que também irá se casar, viu o anúncio e nós nos inscrevemos. Essa é uma oportunidade de realizar um sonho que a gente talvez não realizasse por uma questão financeira. Eu e o Tomas estamos muito felizes”, disse Suzanne.

Sobre o vestido, ela não consegue esconder a gratidão. “É uma alegria, porque ficou do jeito que eu imaginei. Eu agradeço muito”, comemorou. A alegria também tomou conta do trio responsável pelo traje de Suzanne. “É muito legal, porque temos a oportunidade de alinhar o nosso gosto ao da noiva, e isso é muito especial pra gente”, explicou Marcela Andrade, aluna do 3º ano do curso de Moda.

O Casamento Coletivo da UniCesumar é um projeto desenvolvido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Extensão UniCesumar. Além do curso de Moda, a atividade também inclui acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia.

NOIVA SUSTENTÁVEL

A confecção de vestidos compõe o projeto “Noiva Sustentável”, parte das atividades realizadas na disciplina de Moda e Design Sustentável. No entanto, essa é a primeira vez que os alunos desenvolvem vestidos para noivas reais graças ao convite da professora Andrea Lago, responsável pelo Casamento Coletivo organizado pelo Cejusc Extensão UniCesumar.

De acordo com a coordenadora do curso de Moda Presencial da UniCesumar, professora Ana Paula Furlan, esse é um momento especial para todos os envolvidos. “Ao mesmo tempo que as noivas têm um próprio designer, os alunos podem criar algo que será realmente utilizado. É uma troca muito rica, que acrescenta muito na formação dos estudantes do curso de Moda”, declarou.