A Aprendizagem Ativa “Plickers”, desenvolvida na Universidade de Harvard, é utilizada nas aulas de Engenharia de Produção a Faculdade Cesumar de Ponta Grossa.
Trata-se de uma aplicação que permite realizar questionários, apresentá-los aos alunos e obter os resultados em tempo real, permitindo a avaliação do nível de compreensão do conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula.
O professor Rafael Scoczynski Ribeiro, explica que a tecnologia auxilia principalmente na agilidade do trabalho. “Cada aluno tem o seu próprio cartão resposta, uma espécie de QRCODE, que o estudante mostra a resposta de acordo com o seu entendimento. Na sequência, utilizamos um celular ou tablete, conseguindo verificar os acertos e erros da questão proposta, através da câmera do dispositivo, ‘escanceando’ as respostas mostradas pelos alunos, obtendo, de forma instantânea, o gráfico e percentual de acerto da turma”.
Ribeiro também afirma que com esse dispositivo é possível entender mais facilmente as dificuldades de cada aluno. “Com a ferramenta, o docente tem a identificação dos alunos que necessitam de uma revisão sobre o conteúdo ministrado e também o rendimento do aprendizado da disciplina”.