Unicesumar
Unicesumar

Festa Junina: dicas para quitutes e decoração no modo econômico

Especialistas de Gastronomia e Design de Interiores dão dicas para a redução de custos na organização de festas juninas

 

Se tem uma data festiva que brasileiro gosta de comemorar além do carnaval são as festas juninas. Com a proximidade do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, a ser celebrado no dia 13 de junho, muitas pessoas se organizam para realizarem suas próprias festas. No entanto, a organização de uma festa junina pode envolver despesas significativas com alimentos, bebidas, decorações, local, entretenimento, vestimentas e brincadeiras. Mas será que dá para economizar sem perder a essência da celebração?

Pensando na decoração da festa, Larissa Siqueira Camargo, coordenadora do curso EAD de Design de Interiores da UniCesumar, traz soluções econômicas para as decorações da festa junina, que inclui colocar a “mão na massa”. “Montar a própria decoração é uma ótima forma de economizar. E dá para usar o que se tem em casa, como, por exemplo, caixas de leite devidamente higienizadas e encapadas podem se tornar recipientes para alimentos, como pipoca. As vassouras de palhas também podem se transformar em divertidos espantalhos e palhas de milho podem ser usadas na decoração das mesas ou contribuir para que os outros itens fiquem ainda mais temáticos”, sugere.

Mas a lista de itens que podem ser reaproveitados não para por aí. “Vasos, copos americanos (que podem ser vasilhas charmosas para canjica, por exemplo), flores artificiais, revistas e papéis velhos podem se transformar em bandeirinhas, luzes de natal, além de materiais recicláveis, como latas e vidros usados, podem fazer parte da decoração da festa.” Por sua vez, ela ainda indica itens de baixo custo como papel crepom, que podem se tornar cortinas coloridas bem interessantes, além de chapéus de palha, que além de pendurados nas paredes, podem ser vasilhas para servir os alimentos, como paçocas, pé de moleque, doce de abóbora, e mais.

Receitas e pratos

Pensando em como preparar quitutes para uma festa econômica, Andrea Shima, coordenadora do curso de Gastronomia EAD da UniCesumar,  dá dicas de como reduzir os custos dos ingredientes. “Como nosso foco é economizar ao máximo, é interessante fazer as compras em mercados atacadistas e produzir receitas caseiras para a festa. Além disso, ingredientes caros podem ser substituídos por outros mais acessíveis e tão saborosos quanto. Outra sugestão é envolver os participantes na organização e preparo das receitas”, pontua.

Shima complementa que, para preparar uma mesa farta junina com um orçamento mais limitado, o planejamento é indispensável. Para isso, ela recomenda o levantamento de orçamentos, pratos econômicos e a mão de obra voluntária. Pratos como pé-de-moleque cremoso, canjica, cachorro-quente e pastel podem ser uma boa pedida. Por fim, a coordenadora sugere a receita “pipoca no palito com chocolate”, saborosa e com ingredientes baratos.

Receita de Pipoca no palito com chocolate

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de milho para pipoca

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de manteiga

6 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de glucose de milho

Margarina para untar

Modo de preparo:

Coloque uma panela tampada com óleo e milho no fogo baixo e cozinhe até que todo o milho estoure. Desligue e reserve. Em outra panela, adicione o açúcar, a manteiga, o chocolate e a glucose, cozinhando em fogo médio até que tudo esteja dissolvido. Transfira a pipoca estourada para um refratário grande, despeje a calda gradualmente e misture bem. Deixe esfriar um pouco e, com as mãos untadas, modele bolinhas. Espete cada bolinha em um palito de madeira para churrasco, coloque em um isopor e deixe secar. Finalmente, coloque as bolinhas em forminhas de papel e sirva.

Junina,Party,Decoration,Night,Brazil

Últimas notícias

Categorias