Festival de Dança da Cultura Popular Brasileira

Acontece nesta sexta-feira (23) a oitava edição do Festival de Danças da Cultura Popular Brasileira promovido pelo curso de Educação Física do Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Já tradicional, o festival vai contar com a apresentação de quinze grupos de alunos do 1º ano, a partir das 19h30, no auditório Dona Etelvina.

O Festival tem como objetivo preservar e valorizar a cultura popular brasileira, por meio das danças folclóricas, segundo informou a professora Graziella Batista da Silva. Entre as danças a serem apresentadas estão o frevo, ciranda, boi bumbá, catira, chula, fandango e outras.

Cerca de 130 alunos estarão envolvidos nas apresentações. Algumas coreografias são releituras de danças já existentes. O interessante nesse aspecto, conforme a professora Graziella, que coordena o festival juntamente com as professoras Jacqueline Nunes e Meire Lóde, é despertar a criação e o espírito de cooperação entre os alunos, que precisam se dedicar para uma boa produção.

Para a comunidade acadêmica em geral, Graziella destacou o fato de o festival trazer, por meio da dança, toda a riqueza da cultura popular brasileira. O festival é aberto a todos os alunos do Cesumar e à comunidade em geral. A entrada é gratuita.