Festival de Dança na Escola

Aproximadamente seiscentos estudantes de Ensino Fundamental e Médio participam nesta terça (10),  no Cesumar, do 6º  Festival de Dança na Escola, promovido pelo curso de Educação Física. O Festival é um projeto da disciplina Fundamentos da Dança ministrada aos alunos do primeiro ano do curso pelas professoras Meire Lode, Graziela Batista e Jacqueline Nunes.

O objetivo é mostrar o trabalho de dança realizado nas escolas do município pelos acadêmicos de Educação Física. Eles trabalharam o projeto durante o terceiro bimestre do ano letivo, criando as coreografias e colocando em prática o aprendizado teórico. Os próprios estudantes escolheram as escolas e ensaiaram as turmas que irão se apresentar no Festival de Dança,  já tradicional na instituição.

As apresentações vão acontecer no período da manhã e da noite, no auditório Dona Etelvina, do bloco 07. Pela manhã, a partir das 9 horas, irão se apresentar estudantes do Colégio Estadual Vinicius de Morais, reunindo aproximadamente trezentos participantes. À noite, participarão quinze escolas, com mais trezentos alunos.

O festival trabalha este ano apenas danças folclóricas, fazendo um resgate da cultura popular brasileira. Serão ao todo 21 coreografias. Frevo, capoeira, xaxado, fandango do Paraná, balaio, batuquê, maculelê, balainha, ciranda, carimbó, pau de fita e sete passos serão apresentadas, entre outras danças.