Físico Nuclear palestra sobre ciência, tecnologia e educação na Unicesumar

Aconteceu na noite de ontem (31), no auditório Joaquim Lauer da Unicesumar, a palestra "Ciência, tecnologia e educação – Três pilares da sociedade", com o pós-doutor em física nuclear pela Universidade de Pittsburgh, Hélio Takai. Na ocasião, o pesquisador ressaltou a importância do conhecimento para a transformação social, e expôs as três áreas abordadas para professores e alunos da instituição e de fora.

O presidente da mantenedora Unicesumar, Claudio Ferdinandi, abriu a noite apresentando o palestrante. "O físico Hélio Takai é maringaense, o que mostra como a cidade gera frutos importantíssimos para a pesquisa mundial. Agora, ele está aqui para nos brindar com um conhecimento extremamente proveitoso e que motiva a cada aluno e professor presente a buscar sempre mais experiência e se dedicar aos estudos", diz.

Segundo o palestrante, os três pilares sociais abordados na noite, estão interligados para tornar o mundo um lugar melhor. "Com a ciência, acumulamos o conhecimento. A tecnologia, é fundamental para transformar a realidade. E a educação, é o processo pelo qual treinamos a geração futura a agir como cidadãos conscientes", afirma.

Takai acrescenta que é importante buscar pela ciência e tecnologia. "Queremos uma sociedade saudável, com transporte público funcionando bem, água, energia, educação, saúde. Mas, acima de tudo, queremos uma sociedade que tenha consciência de tudo isso a partir da educação", pontua o pesquisador.

O físico finaliza dizendo que é muito importante, também, valorizar a multiplicidade existente no mundo. "Todo mundo quer sombra e água fresca, mas o preço disso é cuidar do nosso planeta e conviver com as várias culturas, etnias e religiões em harmonia. E isso tudo só é possível com a transformação do pensamento por meio da educação, com o auxilio fundamental do professor", afirma Takai.