Formados em Medicina pela UniCesumar podem concorrer a vagas de residência nos Estados Unidos e Canadá

Instituição é uma das poucas do Paraná credenciada por organismo norte-americano que reconhece a excelência das faculdades de Medicina no mundo inteiro.

A UniCesumar agora faz parte do seleto grupo das quatro  universidades particulares e públicas do Paraná credenciadas pelo Education Comission for Foreign Medical Graduates (ECFMG). O egresso da UniCesumar agora está autorizado a prestar a prova norte-americana e, se aprovado, poderá se candidatar à residência médica tanto nos Estados Unidos como no Canadá.

A ECFMG é a comissão americana que atesta quem está apto para entrar em algum programa de residência médica nos Estados Unidos. É o órgão que revalida o diploma de profissionais estrangeiros (International Medical Graduates). São poucas a universidades de medicina do Brasil em que os alunos egressos são aceitos pela comissão.

Glavio Leal Paura, diretor de Internacionalização da UniCesumar, conta que as tratativas foram feitas junto ao  MEC e depois  diretamente com a ECFMG. “Estamos no World Directory of Medical Schools (WDOMS).  Entramos no grupo das quatro universidades do Paraná com essa conquista”, comemora Paura.

O interessado poderá tentar a residência em qualquer instituição médica dos Estados Unidos ou Canadá. Basta passar na prova do WDOWS. “Por enquanto, o benefício atinge somente os egressos de Maringá, mas já solicitamos a inclusão da unidade de Corumbá”, garante o diretor.

O WDOMS é um banco de dados global, que busca listar todas as escolas de medicina do mundo. Ela surgiu a partir de uma demanda da Organização Mundial de Saúde para se criar uma lista confiável das instituições que formavam médicos em todos os países.

O egresso interessado deve se cadastrar no OASIS (Online Application Status Information System). Após esse cadastro, o sistema oferecerá um número de identificação e abrirá um processo para verificar a documentação do interessado. Com a validação dos documentos, o interessado estará pronto para começar as provas. A UniCesumar dará o suporte no momento em que for solicitada a documentação da universidade.