Formandos de Enfermagem participam da Cerimônia da Lâmpada

Cento e quarenta formandos de Enfermagem participaram sexta-feira passada (12) da Cerimônia da Lâmpada, um ritual em que os acadêmicos que estão deixando a faculdade repassam a luz para os que estão ingressando no último ano do curso.

A lâmpada é o símbolo da enfermagem e remete à história de Florente Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia, no final do século XIX.

O ritual foi introduzido no Brasil pelas primeiras escolas de enfermagem, no início do século XX, mas poucas são as faculdades hoje que realizam a celebração.

No Cesumar, a Cerimônia da Lâmpada vem sendo realizada desde a formatura da primeira turma, em 2005. O evento se repete todos os anos, reunindo formandos, familiares, os acadêmicos do terceiro ano e professores.

Para a coordenadora do curso, Joana Ercília Aguiar, é importante manter a tradição, para que os alunos conheçam essa parte da história e firmem o compromisso de sempre zelar pela vida dos pacientes mesmo diante das situações mais adversas.

"O significado da luz é muito forte na Enfermagem e nós fazemos questão de mantê-lo em nosso curso", frisou a coordenadora.