Formandos de Moda apresentam criações no Cesumar

[ veja fotos do desfile ]

Na noite da última sexta-feira (21), 66 acadêmicos do curso de graduação em Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) apresentaram suas criações desenvolvidas como Trabalho de Conclusão de Curso em um desfile que reuniu 36 coleções, incluindo desde roupas para animais até acessórios, passando pela tradicional lingerie, moda praia, moda masculina e moda feminina.

Como sempre, o evento foi um dos mais concorridos do ano e reuniu jurados, diretores, professores, familiares dos formandos e acadêmicos do curso de Moda e dos demais cursos da instituição.

O desfile começou com a apresentação de moda para cachorros, que acabaram virando anjos de quatro patas. Com asas em plumas ou penas, todos os visuais eram fluidos, com cores leves como branco, azul e rosa.

A moda infantil apareceu com as pequeninas com jeito de top model e mostrando várias inspirações. Uma delas foi a coleção inspirada no "Paper Doll", que são bonecas de papel que podem mudar de roupas várias vezes, ou seja, as roupas mudavam completamente, um vestido mais justo ficava mais largo com a abertura de zíperes, uma bolsa virava mochila com o acréscimo de um suspensório e muitas outras transformações.

Dentre as coleções infantis, a vencedora do primeiro lugar do concurso "Fiep Criando Moda" deste ano e segunda coloca no ano passado, Caroline Lima Coutinho, apresentou sua coleção inspirada em brincadeiras e cantigas de roda, onde foi possível ver peças largas, que dão movimento a criança, como o sarouel. Outras coleções foram inspiradas no ballet e outras duas no conto infantil "Alice no País das Maravilhas".

Duas equipes apresentaram propostas para bolsas. A moda praia trouxe peças com bordados, drapeados e com a apresentação de saídas de praia, mais especificamente calças pantalonas e vestidos longos e largos.

Nas apresentações, não poderiam ficar de fora as propostas para lingerie, que foram inspiradas na famosa boneca Barbie, com peças exóticas na cor pink; no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e no Cirque Du Soleil, com peças com aplicação de strass e tecidos estampados.

Um dos desfiles apresentou uma coleção de roupas para ginástica rítmica desportiva (GRD). As peças tinham como tema "O Cântico Extinto" e eram inspiradas na natureza extinta e abandonada.

Para o público masculino, duas equipes apresentaram criações inspiradas no boxe, principalmente em Muhammad Ali, com estampas fortes e frases de efeito estampadas em malhas e bermudões e a alfaitaria surgiu com o tema "Sinfonia Masculina", apresentando um novo olhar sobre as peças do guarda-roupa masculino, principalmente o blazer, que teve novos cortes e detalhes.

Já o maior número de apresentações foi voltado ao público feminino, com coleções inspiradas nas frutas tropicais, no romantismo, na transfiguração, na vitória régia, no grupo ABBA, no figurino cênico para Flicts, nas jóias egípicias, que apresentou uma coleção que unia o jeans com preciosos bordados; na era vitoriana, na arquitetura de Brasília, no origami, no personagem Coringa das histórias em quadrinhos do Batman, na Op Art, com uma malharia que brincava com o efeito óptico da mistura de cores e estampas; no pic-nic, com várias peças que resgatavam o xadrez vichy, e na casa de bonecas, que apresentou peças somente em tricot. Um único desfile apresentou roupas para mulheres de tamanhos grandes, que teve como tema "Símbolos da Crendice Brasileira".

A sustentabilidade tomou conta de algumas coleções, com o apoio da fiação de seda artesanal O Casulo Feliz. A coleção com o tema "Caçadores de Sonhos", de Thais Arrias Weiller, apresentou peças retrô e com belos arranjos de cabelo, fazendo o público viajar por várias décadas, sendo uma coleção totalmente nostálgica. Já a coleção com o tema "Bicho da Seda" contou com uma performance teatral, onde a personagem perguntava ao público se você fazia seu casulo. As peças mostravam as fases do bicho da seda, com a utilização de fios rústicos e casulos. Outra coleção, que teve o tema "Sustentabilidade - do pobre ao nobre", apresentou vestidos cheios de detalhes em dobraduras com a utilização de tecido 100% ecológico, a juta, usado somente em sacarias.

Outra aluna que já teve destaque no concurso "Fiep & Canatiba - Criando Moda" (ganhou duas vezes o concurso) e apresentou suas criações para moda feminina no evento foi Luísa Maria Fregonezi. Junto com Natacha Cortez, desenvolveu uma coleção com o tema Ìonfeitaria", apresentando roupas leves e com cores doces, como rosa, branco e azul em tons claros e apagados.

Todos os trabalhos apresentados no desfile de moda 2008 do Cesumar tiveram a coordenação do professor José Mário Martinez Ruiz e da coordenadora do curso, Sandra de Cássia Franchine, além dos professores do curso que auxiliaram os alunos durante o ano para a criação de uma marca e coleção.