Formandos recebem diploma em duas noites de solenidade

A colação de grau dos formandos 2010 do Cesumar levou milhares de pessoas para a Arena Coberta do Parque de Exposições, na última quinta e sexta-feira à noite. Parentes, amigos, professores e autoridades municipais e estaduais foram prestigiar os cerca de 2 mil graduandos que estavam recebendo os seus diplomas em 47 diferentes cursos.

Entre os formandos, 364 fizeram a graduação a distância e muitos deles estavam presentes na solenidade, como é o caso de Ada Glória dos Santos (56), de Belém (PA) , que fez questão de receber o seu diploma de pedagogia pessoalmente. Ela disse que foi um sonho realizado e elogiou a qualidade do curso.  "Fiz uma escolha acertada, valeu a pena", enfatizou.

As perspectivas de trabalho para esses novos profissionais foi ressaltada pelo paraninfo, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flavio Arns.  Ele disse que o Brasil vive um bom momento, precisando de profissionais em muitas áreas, desde que com qualidade.  "Nós acreditamos muito no Cesumar, sabemos do seu comprometimento com a educação e tomara que esses jovens tenham aproveitado bem os  estudos para serem profissionais competentes no mercado."

O secretário destacou que a formatura é um momento importante e o diploma um instrumento de exercício da cidadania, "sonhado ainda por muitos milhões de jovens brasileiros que não têm acesso ao ensino superior".

Aos futuros profissionais, Arns desejou que sejam capazes de fazer um trabalho com alta qualidade, que nunca esqueçam o lado humano, o lado da realização pessoal, dos amigos, do diálogo, da felicidade.  Pediu também que promovam a paz, cultivem a solidariedade e lutem por uma sociedade justa, igualitária e pelo desenvolvimento sustentável do país.

A solenidade de formatura foi conduzida pelo reitor Wilson de Matos Silva, que lembrou em seu discurso a responsabilidade que o diploma universitário confere ao profissional. "O diploma os habilita ao mercado de trabalho, mas também exige comprometimento e ética no exercício da profissão", ressaltou, ao convocar os jovens para o permanente aprendizado em suas carreiras.

Perspectivas profissionais

Quanto às perspectivas profissionais, vários formandos mostraram-se animados já que estão com empregos garantidos. Do curso de Estética e Cosmética, Rosângela Cristina, por exemplo, acredita num futuro promissor. Depois de passar 20 anos sem estudar, ela ingressou no curso e, há seis meses de se formar, abriu uma clínica que, segundo disse, "está indo de vento em popa". "Além de fazer algo muito prazeroso, acredito que esta é uma profissão do momento e vou atingir muito sucesso financeiro", disse ela, comentando a amplitude de conhecimento que o curso oferece.

Assim como o curso de Estética e Cosmética, o curso de tecnologia em Gestão Sucroalcooleira formou a primeira turma e já tem vários tecnológos colocados no mercado de trabalho. João Gleverson do Lago, após três meses de estágio na Usina Alto Alegre, em Colorado, foi efetivado como supervisor de transporte. Feliz com a contratação, ele está com um salário nada mal para quem está começando, R$ 2 mil. "Dentro da área sucroalcooleira, escolhi a parte agrícola porque gosto e é muito promissora", disse ele.

Veja as fotos da 1ª etapa da colação

Veja as fotos da 2ª etapa da colação

Curta a página do Cesumar no Facebook

Veja o momento final da colação em nosso canal do Youtube