Unicesumar
Unicesumar

Fórum Contábil prioriza ética na profissão

Iniciou-se nesta segunda-feira, dia 5, o IX Fórum Contábil do Cesumar, cujo tema este ano trata da profissão como um ‘Instrumento de ética e transparência’. O objetivo do evento é despertar nos acadêmicos e profissionais a consciência da importância ética para o mercado profissional.

Estiveram presentes na abertura da Semana de Contabilidade o reitor do Centro Universitário de Maringá, Wilson de Matos Silva, o coordenador de Ciências Contábeis do Cesumar, Olírio Sperândio, o coordenador do evento, Valmir Francelino Motta, e autoridades da área, como o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Maurício Gilberto Cândido, o presidente do Sindicato dos Contabilistas, José Vanderley Santana e o diretor da Câmara de Contabilidade do Sescap – PR, Glicério Rampazzo.

Jefferson Nogaroli, presidente do Sicoob (Central de Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná) foi o convidado da primeira noite, que iniciou o ciclo de palestras do evento. Com o tema “Quebra de paradigmas e desenvolvimento econômico e social”, Nogaroli mostrou exemplos de fortes cooperativas em países desenvolvidos como o Canadá, Holanda, Itália e Alemanha e incluiu o Brasil como um país onde hoje o cooperativismo é forte.

Em relação ao desenvolvimento regional, Jefferson Nogaroli disse que “o principal desafio que as empresas têm pela frente é estarem sempre atualizadas para acompanhar o mercado, que está em constante mudança”.  Ao tratar de nossa região, Jefferson comenta sobre a integração do eixo Maringá-Londrina, que ao formar uma grande metrópole, aceleraria o desenvolvimento econômico da região.

Nesta terça-feira, o ciclo de palestras continua com os temas “Perspectivas e mudanças do comportamento profissional” e “Desmistificando a Bolsa de Valores”. A IX Semana de Contabilidade se encerra na quarta-feira, dia 7, com apresentações de trabalhos no auditório do bloco 6 no Cesumar.   

Últimas notícias

Categorias