Unicesumar
Unicesumar

Fórum discute Educação Inclusiva nas escolas

Profissionais da área da educação tentam encontrar um meio de atender a todos os alunos.

2016-09-29-PHOTO-00000221

Médico Psiquiatra da Infância e da Adolescência, e professor do curso de Medicina da Unicesumar, Felipe Pinheiro de Figueiredo.

A Unicesumar sediou nesta quinta-feira, 29, o Fórum Interdisciplinar sobre a Educação no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Realizado pelo Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/NOPR), o evento integra um conjunto de ações para auxiliar as escolas na implantação da educação inclusiva, abordando três aspectos: o jurídico, o pedagógico e o médico.

O médico Psiquiatra da Infância e da Adolescência, com doutorado em saúde mental pela USP e professor do curso de Medicina da Unicesumar, Felipe Pinheiro de Figueiredo, foi uma dos palestrantes. Ele revela que há dificuldade em encontrar uma solução que satisfaça os pais dos alunos comuns e os com  deficiência. “É um conflito grande, mas precisamos encontrar o meio termo. Não podemos fingir que o problema não existe e que não causa problema para as outras crianças. Se o professor ensina o conteúdo de uma forma normal, o aluno com dificuldades não acompanha, mas se foca apenas nesse estudante, a matéria é passada muito lenta para os outros. Precisamos trocar experiências e debater para encontrar um caminho.”

Segundo o Presidente do SINEPE/NOPR, José Carlos Barbieri, o debate colabora com a formação dos profissionais que atuam na área educacional. “Os profissionais precisam estar abertos ao diálogo e à formação contínua. Além disso, a família tem um papel fundamental para o êxito educacional da pessoa com deficiência”.

 

Últimas notícias

Categorias