Unicesumar
Unicesumar

Foto-documentário "Trabalhadores do Lixo" rende prêmio a estudantes de jornalismo


O foto-documentário "Trabalhadores do Lixo", produzido por alunos de Jornalismo do Cesumar, foi premiado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Brasília. O trabalho, produzido por Marcello Paulino, Tiago Tamiozzo e Fábio Antunes, orientado pelo professor Paulo César Boni, venceu na categoria Comunicação e Cidadania, módulo de Jornalismo, concorrendo com os melhores de cada região do Brasil.


Em maio, os alunos já haviam vencido com o mesmo trabalho o Prêmio Sangue Novo, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Para eles, o prêmio nacional foi uma grande conquista, a qual nem esperavam. "Nossa pretensão inicial era apenas fazer as fotos dos catadores de lixo para a disciplina de fotojornalismo, depois acabamos montando o foto-documentário que ganhou toda essa repercussão", comentou Marcello Paulino.


O trabalho foi apresentado na 13ª Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Intercom, dedicada apenas a alunos de graduação. Marcello Paulino foi a Brasília, representando o grupo, acompanhado pelo professor Paulo Boni. Ele agradeceu o apoio prestado pelo Cesumar para que pudesse inscrever o trabalho e viabilizar sua viagem a Brasília.


Ontem, os alunos compareceram à Reitoria para apresentar ao reitor Wilson Matos e ao pró-reitor acadêmico, professor Cláudio Ferdinandi, os dois troféus ganhos. Eles foram parabenizados e elogiados pelos dirigentes da instituição.


"Trabalhadores do Lixo" é um foto-documentário com duração de 12 minutos e exposição de cem fotografias, além das sonoras dos catadores e das pessoas envolvidas com a reciclagem em Maringá, dentre elas, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Croce Filho, e a diretora de Meio Ambiente Lídia Maróstica. O trabalho mostra de diferentes ângulos a vida dos catadores do lixão e das cooperativas de reciclagem de Maringá.

Últimas notícias

Categorias