Unicesumar
Unicesumar

Fracking e sustentabilidade: ambientalista grava palestra sobre exploração de gás xisto

014A exploração do gás xisto pelo método do faturamento hidráulico (Fracking) foi tema da palestra gravada pelo ambientalista, engenheiro agrônomo e deputado estadual, Rasca Rodrigues, na sexta-feira (17), no campus sede da Unicesumar.

A técnica consiste na perfuração do solo para a injeção, por meio de tubulação, de 7 a 15 milhões de litros de água e mais de 600 produtos químicos, inclusive substâncias cancerígenas. O objetivo é acessar as rochas sedimentares de folhelho no subsolo e, consequentemente, explorar reservatórios que antes eram impossíveis de ser atingidos.

Alguns países já utilizam este método, como Argentina e Estados Unidos. No Brasil, a polêmica ganhou força após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) leiloar, em 2013, 72 pontos de exploração de gás. Para o ambientalista, o tema proposto para a palestra vem de encontro com o debate atual – sustentabilidade – e visa criar conscientização ecológica.

“O Fracking causa várias consequências, como mudanças climáticas, favorecendo secas, enchentes, tufões e terremotos, por exemplo. Além disso, desencadeia sérios impactos ambientais, sociais e econômicos. Por isso, destaco a importância de discutir este tema junto à sociedade e, principalmente, no meio acadêmico, para que todos tenham consciência dos prejuízos que esta técnica pode causar”, explica. Para o especialista, o espaço é uma oportunidade para ampliar a discussão do tema, que é de interesse da comunidade.

A palestra será disponibilizada para todos os alunos da EAD como conteúdo multidisciplinar durante a Semana de Conhecimentos Gerais, através do Ambiente Virtual (AVA). A Semana de Conhecimentos Gerais acontece entre os dias 27 de março e 01 de abril.

Últimas notícias

Categorias