Fundação Isis Bruder recebe software desenvolvido por estudantes de TI

Fundação Isis Bruder recebe software pré-concebido por alunos de TI

Os alunos que se formaram nos cursos de TI da Unicesumar em 2014, desenvolveram como trabalho de conclusão de curso uma solução em software para a Fundação Isis Bruder. A entrega do projeto aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) com a presença dos professores Arthur Zavadski, Angelo Colombine, do coordenador da Escola de TI, Marcello Bonfim e da Diretora da Unicesumar Empresarial, Fabiana Cristina de Azevedo.

Segundo Zavadski, a ideia de organizar um projeto desse porte foi o de desenvolver trabalhos em equipe, com maior envolvimento de todos e beneficiando uma instituição. "Antes, o TCC era individual e poucos alunos se destacavam. Agora, uma entidade ganha o software pré-concebido, o código de fontes e a nossa disponibilidade para auxiliá-los no tutorial de como administrar", afirma.

Zavadski acrescenta que há grande exigência no projeto. "A Escola de TI não é para ser um projeto fácil, o aluno não pode escolher com qual plataforma ele quer trabalhar, com quem ele vai trabalhar, é tudo por meio de um sorteio. Ele tem de usar plataformas com as quais não está acostumado e com pessoas diferentes, justamente para se tornar um desafio. É isso que o mercado lá fora pede aos profissionais", avalia.

Para o coordenador Marcello Bonfim, o fato de o projeto ser desenvolvido para uma instituição real, possibilita aos alunos uma possibilidade real de inserção no mercado e fortalecimento dos currículos. "Eles desenvolveram soluções em TI para instituições, como sites, sistemas para facilitar o acesso, aplicativos que ajudam no dia a dia, e tudo isso baseado no mercado que os estudantes vão encontrar, assim que saírem da faculdade", afirma.

De acordo com a gestora da fundação, Luciana Faria, havia uma grande necessidade dessa organização. "Quando eu comecei a atuar aqui, não fazia ideia de que esse projeto estava em desenvolvimento, e fico muito feliz que irá nos auxiliar em questões importantes como cadastramento de aprendizes, escolas, instituições, aulas, turmas e muito mais", diz.

Dando continuidade à entrega dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, no dia 19 de agosto, a Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico (AMACAP), receberá o software de gestão do processo produtivo de materiais. O projeto será entregue no Colégio Instituto de Educação de Maringá às 9 horas.