Futuros enfermeiros participam da Cerimônia da Lâmpada

Foi realizada sexta-feira passada no Cesumar a tradicional Cerimônia da Lâmpada, momento em que os estudantes que estão se formando repassaram para o que vão entrar no último ano do curso, em 2010, o símbolo da enfermagem, a lâmpada acesa.

O evento reuniu, além dos alunos e professores, familiares e amigos. A noite foi de muitas emoções com homenagens feitas a vários docentes, aos alunos, aos pais que partiram, a quem teve filhos durante o curso.

Em vários momentos, os professores lembraram a nobre missão do enfermeiro de cuidar de pessoas doentes e ressaltaram que precisa ser baseada no amor.

A Cerimônia da Lâmpada remete à história de Florense Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia, no final do século XIX.

O ritual foi introduzido no Brasil pelas primeiras escolas de enfermagem, no início do século XX. O evento se repete todos os anos no Cesumar, desde 2005, quando se formou a primeira turma de enfermagem, e é uma forma de manter viva a tradição.

Segundo a coordenadora do curso, Raquel Gusmão Oliveira, o objetivo é levar aos alunos uma reflexão ao final do curso, lembrando o exemplo de Florense Nightingale, que mesmo diante das adversidades da guerra fez de tudo para atender bem os seus pacientes.