Futuros engenheiros discutem sobre carreira

IMG_1276

Discutir e conversar sobre carreira, vocação, emoções e espiritualidade, por meio da partilha de experiências entre profissionais e alunos. Esse é o objetivo do Vocação Day, realizado em dois encontros durante este mês de março, na UniCesumar. Ao todo, mais de 800 estudantes, marcaram presença no auditório Dona Etelvina, nos períodos da manhã e noite.

Durante o evento, alunos dos cursos de Engenharia Civil, Pilotagem, Arquitetura, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Análise de Sistemas e Design de Interiores, participaram de brincadeiras e em seguida puderam fazer perguntas para alunos e profissionais das respectivas áreas.

No início do encontro, o psicólogo e pastor, Jorge Calazans, explicou o que é o NAI e como os alunos podem ter acesso aos serviços prestados pelo departamento. “Sua identidade é fundamental para que você possa construir uma relação entre a vocação e sua profissão e por isso nós do NAI estamos aqui para te ajudar a estar preparado para todos os desafios que vivenciados na universidade. Esse evento tem o objetivo de proporcionar mais conhecimento em relação ao mercado de trabalho e tirar dúvidas a respeito do curso e área de atuação”, esclareceu Calazans.

Durante o bate-papo, o recém-formado em Engenharia Civil, Rafael Maciel, falou sobre a importância da vocação e sua aplicabilidade na área profissional. “Tive muita dúvida, do segundo ao quarto ano do curso. Também tive depressão profunda e o que me ajudou muito foi o apoio dos profissionais do NAI e ainda o estágio que fiz em três empresas diferentes”, desabafou Maciel, reconhecendo a importância do equilíbrio entre as áreas emocional e espiritual.

Para Regis Imamura, engenheiro eletrônico atuante no mercado de trabalho, escolher o curso também foi difícil. Ele explicou que escolheu Engenharia de Software por não saber direito o que fazer e ter afinidade com jogos. Algum tempo depois, conseguiu um emprego na área de Engenharia Elétrica, fez um curso técnico de eletrônica e decidiu mudar de curso. “Fui bastante questionado quando decidi migrar para outra área, mas com a ajuda de Deus e apoio da minha mãe, tomei esta decisão e hoje não me arrependo. Tenho a certeza que fiz a escolha certa e sou feliz por poder desempenhar uma habilidade que ajuda a solucionar o problema de muitas pessoas”, ressaltou, Imamura.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Milena Ribeiro Lemos, disse que escolheu o curso porque tinha o desejo de ajudar outras pessoas através do trabalho dela. Hoje, ela tem a certeza que fez a escolha certa e que pode através de processos e decoração, trazer “benefícios para a vida das pessoas e para as cidades”.

Outro estudante que participou do talk foi o Gustavo Aciolli. Além de estudar em dois cursos distintos, ele também é maestro. Está no quarto ano de Engenharia de Controle de Automação e no segundo ano de Engenharia de Software. Diferente dos outros, Gustavo, nunca teve dúvidas do curso que queria fazer. “Cheguei a conclusão que eram áreas tangentes e que ambas trabalham para a solução de problemas”, afirmou o maestro.

Ao final do evento, o colaborador do NAI, Maurecir Junior Neves dos Santos, falou da importância da espiritualidade na vida dos alunos e fez uma oração por eles.