Unicesumar
Unicesumar

Grupo de Artes Visuais continua revitalizando espaços públicos

O projeto de revitalização de locais públicos com arte, desenvolvido desde o ano passado pelo Cesumar em parceria com a Prefeitura, toma novo formato e continua até o final do ano. Denominado agora: "Arte Pública: uma proposta para Maringá", o projeto trabalha este mês com a revitalização do prédio da Secretaria Municipal de Saúde (av. Tamandaré).

O projeto teve início no ano passado com a revitalização do viaduto da avenida Tuiuti e Colombo e posteriormente do centro esportivo do Borba Gato. Estava prevista ainda a revitalização de outros nove centros esportivos, mas houve uma alteração, em função de que estes locais passarão por reformas este ano. O prefeito Sílvio Barros decidiu então por outros estabelecimentos públicos.

A revitalização dos locais públicos parte de uma pesquisa de uso de materiais descartados, como azulejos, cimento, areia, tinta, metal, gesso, isopor e madeira. Para a coordenadora do projeto, a professora e artista plástica Deborah Kemmer, o uso desse tipo de material justifica-se pela quantidade de descarte na natureza. "Estamos colaborando para uma reflexão sobre a questão do meio ambiente e necessidade de zelo do patrimônio público", diz ela.

A professora, com um grupo de alunos estagiários de Artes Visuais, vem trabalhando há três meses no preparativo das peças que serão utilizadas no prédio da Secretaria de Saúde. Segundo Deborah, tem sido um trabalho constante e árduo.

"Estamos elaborando para o local, técnicas diversas como: um grande painel representando a vida que espelha uma mulher grávida, que ficará na frente da secretaria, na técnica placas de concreto armado. Ainda na parte externa da secretaria irão obras em mosaico e uma escultura num espaço do jardim da secretaria", conta a professora.

Primeiramente o prédio da secretaria está sendo pintado para depois receber as obras de arte. O projeto tem ainda a parceria da empresa Comtintas, que tem feito a doação de todas as tintas necessárias.

Últimas notícias

Categorias