Grupo de Psicologia produz programa sobre psicanálise na RUC

"Psicanálise do dia-a-dia". Este é o nome do programa que está sendo produzido na RUC FM (Rádio Universitária Cesumar) por um grupo de estudantes de Psicologia e a professora do curso Edilaine Zamberlan Serra como projeto de extensão do Centro Universitário de Maringá.

O programa surgiu do quadro "Bem-Viver: Dicas para uma vida saudável", que tem como característica dar informações breves de aproximadamente três minutos, sobre várias áreas do conhecimento, sem horário fixo.

Por haver a participação da comunidade, que envia suas dúvidas para serem respondidas, a produção sentiu a necessidade de estabelecer um horário para o  programa. "Nós conversamos com o coordenador da RUC, o Elias Gomes, e ele nos concedeu então um horário próprio para o curso de psicologia", conta professora responsável.

Assim nasceu o programa "Psicanálise do dia-a-dia", cuja apresentação fica a cargo da psicóloga e professora Edilaine, que é acompanhada pelo professor de comunicação, Afrísio Lucas Júnior, como interlocutor das questões. As perguntas nos bairros são coletadas pelos alunos, que também participam esporadicamente das gravações.

"O objetivo do projeto é tornar disponível e acessível, à comunidade em geral, conhecimentos psicanalíticos que possam contribuir para reflexões sobre a prática da vida cotidiana, no que se refere às relações interpessoais, familiar, educativa e social", esclareceu Edilaine.

O programa é apresentado segunda-feira, às 13h e reprisado: terça, às 23h30; quarta, às 9h; sexta, às 13h e domingo, às 14h30. As pessoas que quiserem esclarecer dúvidas sobre o assunto podem enviar e-mail para: psicanaliseruc@yahoo.com.br.