HackaTruck: UniCesumar é a primeira universidade de Maringá a receber laboratório itinerante

O projeto de capacitação profissional ensina acadêmicos sobre desenvolvimento de aplicativos móveis

A UniCesumar é a primeira instituição de ensino de Maringá a receber o HackaTruck MakerSpace. O laboratório sobre rodas se transforma em uma sala de aula para ensinar aos acadêmicos sobre desenvolvimento IOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT). As aulas iniciaram nesta segunda-feira (2).

O projeto, financiado pela IBM Brasil e pela Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, tem duração de quatro semanas com aulas de segunda a sábado. Os 43 alunos selecionados foram divididos em uma turma de manhã e outra no período da tarde.

A pró-reitora executiva do Ensino Presencial da UniCesumar, professora Andrea Borim, explica que o HackaTruck MakerSpace vai ao encontro com a matriz curricular da instituição de promover uma vivência prática da profissão desde o início da graduação.

“Alunos de primeiro semestre estão participando do projeto e com oportunidade de desenvolver um protótipo inovador e tecnológico. Ainda na graduação, os alunos carregam no currículo práticas acadêmicas que são essenciais para se destacarem no mercado de trabalho”, afirma Andrea.

O coordenador dos cursos de TI da UniCesumar Maringá, Marcelo Erick Bonfim, ressalta que o laboratório itinerante estimula o processo criativo do aluno e proporciona experiências práticas alinhadas com o mercado de trabalho, com acesso à tecnologia de grandes multinacionais.

De acordo com o gerente de projetos na IBM Brasil, Luis Flávio Silva, o HackaTruck é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT). Durante o curso, os alunos terão aulas práticas e teóricas e precisarão desenvolver um protótipo de aplicativo voltado para algum tipo de segmento.

Sobre o HackaTruck
Como um projeto dinâmico e itinerante numa verdadeira capacitação sobre rodas, o HackaTruck MakerSpace vem inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído como um makerspace, um espaço onde os alunos criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados.

O HackaTruck MakerSpace vem para incentivar e reforçar a vocação de alunos em tecnologia e especializar profissionais qualificados em tecnologia móvel. Por meio da experimentação proporcionada pela capacitação do projeto, tem como objetivo prepará-los para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de Internet das Coisas.