História do Direito é tema de exposição promovida por acadêmicos da UniCesumar

Atividade faz parte da disciplina Teoria do Direito

Os alunos do primeiro semestre de Direito da UniCesumar realizaram nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) uma exposição que conta a história do Direito. Dados, imagens e curiosidades sobre o desenvolvimento de uma das profissões mais antigas do mundo foram apresentadas durante o intervalo das aulas, no hall do Bloco 8.
Os trabalhos expostos fazem parte de uma atividade da disciplina Teoria do Direito, ministrada pela professora Camila Veríssimo. Segundo a professora, a exposição é a segunda etapa de um trabalho iniciado no primeiro bimestre, quando os alunos foram divididos em grupos. “Cada equipe ficou responsável por levantar informações e, a partir dos dados obtidos, produziram um artigo científico, apresentando fatos e curiosidades sobre a evolução do Direito no o Egito, Grécia antiga, Roma, Índia, China, o mundo árabe, germânico e judaico, na Idade Média ou no Brasil Colonial. Para o segundo bimestre, os estudantes produziram banners com as informações levantadas e usaram da criatividade nas apresentações”.
Os estudantes vestiram roupas típicas das nações escolhidas, trouxeram artefatos e até produziram pratos típicos. Um grupo inclusive encenou uma luta medieval, chamando a atenção do reitor da UniCesumar, o professor Wilson Matos Silva, que prestigiou a exposição. “Parabenizo os alunos pela criatividade na realização dos trabalhos. Vivemos na era da inovação, e a criatividade é uma grande aliada do conhecimento”.
Houve, ainda, a encenação de uma dança indiana por uma aluna e a comunidade acadêmica que passou pelo Bloco 8 também pode ver uma dupla de alunas carregando uma fantasia de dragão, típica da cultura chinesa.
Além do reitor da UniCesumar, estiveram presentes na exposição a diretora de Pesquisa, Ludhiana de Matos Garbugio, o coordenador do curso de Direito, Paulo André de Souza, o pró-reitor de Ensino e coordenador do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, Valdecir Simão, a pró-reitora executiva do Ensino Presencial, Andrea Borim e a head de Formação Docente e Apoio Discente, Karina Nones Tomelin.