Unicesumar
Unicesumar

Historiadores e pioneiros prestigiam abertura da exposição de Rogério Recco


Foi aberta ontem, no Museu Cesumar, a exposição "Memória Maringá -Fragmentos da História da Cidade", do jornalista Rogério Recco. Historiadores, pioneiros, escritores, empresários e o reitor Wilson de Matos Silva prestigiaram a abertura da mostra, uma iniciativa do Museu Cesumar para celebrar os 66 anos de fundação da cidade, comemorado em maio.

A exposição compila informações, imagens e objetos da história de Maringá, baseada em uma dezena de livros de autoria do jornalista Rogério Recco. Fatos históricos relevantes e a saga dos pioneiros desde as primeiras décadas do município estão expostos em paineis confeccionados para a mostra.

A importância da cafeicultura na economia da região, o histórico da arborização urbana, o antes e o depois da chegada da energia elétrica na cidade, a história da medicina no município, o desenvolvimento do comércio local, a história do cooperativismo e a trajetória da imprensa local e do jornal O Diário estão entre os fatos memoráveis apresentados na exposição.

Na abertura, o reitor Wilson Matos elogiou o trabalho do jornalista Rogério Recco, que há anos tem se dedicado a registrar fatos da história da cidade por meio de pesquisas e depoimentos colhidos dos pioneiros. Segundo o reitor, "todos nós fazemos a história, mas aqueles que escrevem deixam um legado maior". "Eu admiro muito essas pessoas", enfatizou.

O jornalista e proprietário de O Diário, Frank Silva, também deixou o seu recado, afirmando que Rogério Recco "resgatou a história da cidade com o seu jornalismo".

Rogério Recco disse que o jornalista funciona como a antena da sociedade e salientou que sempre procurou fazer um trabalho que fosse útil. "O passado nos deixa lições e ensinamentos, o que é importante para construirmos o futuro", completou.

A mostra ficará aberta até 7 de junho e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h45 e aos sábados, das 10h às 16h. Durante a semana, o museu fecha na hora do almoço, das 12h15 às 14h.

Visite a galeria de fotos.

Últimas notícias

Categorias