Unicesumar
Unicesumar

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, novembro/2017, Foz do Iguaçu/PR

SidneyO I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas abordou as principais áreas de atuação do farmacêutico, trazendo informações de suma importância para a atualização na profissão. O congresso trouxe nomes de destaque no cenário nacional e internacional, que trataram de assuntos como farmácia estética, farmácia clínica, educação farmacêutica, serviços farmacêuticos, farmácia industrial, farmácia hospitalar, tecnologia e inovação, gestão, saúde pública, entre outros.

Entre os vários temas de palestras e mesas redondas que estavam disponíveis, escolhi os ligados a educação farmacêutica (para uma atualização junto a coordenação) e assistência farmacêutica (para atualização na disciplina que ministro). Além disso, participei ainda de palestras ligadas a área de nutracêuticos/estética, monitoramento de fármacos em ambiente hospitalar, segurança do paciente, regulamentação e padronização de processos na indústria farmacêutica, vigilância sanitária, gestão de pessoas/processos/projetos, avaliação laboratorial do perfil lipídico e valores de risco cardíaco. Fui ainda convidado durante o congresso para fazer a avaliação de trabalhos científicos (painéis).

Na sexta feira, participei da reunião da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia, da qual sou membro efetivo, onde foi feito o relatório das atividades da comissão e discutido os impactos das novas diretrizes curriculares nacionais, (publicadas em outubro deste ano) na formação acadêmica e na construção dos novos currículos. Na sequência, participei como sócio efetivo da assembleia da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutica, onde continuou-se a discussão sobre as novas DCNs e houve a aprovação das contas anuais.

O Congresso foi muito proveitoso, possibilitando uma atualização ampla em diversas áreas do conhecimento e muitos contatos profissionais. Houve a participação de mais de 3000 farmacêuticos que puderam optar pelas áreas de maior afinidade nas palestras, cursos, oficinas e mesas redondas. O próximo congresso será em 2019, na cidade de Belém-PA, sendo recomendável a participação, caso o mesmo se realize no mesmo nível.

Últimas notícias

Categorias