I Seminário Freemind debate responsabilidade do professor

Objetivo é fazer o profissional tenha uma autoavaliação sobre o papel desempenhado na sala de aula.

freemind 1Refletir sobre a prática docente futura, partindo do autoconhecimento. É com esse objetivo que foi realizado nesta quinta-feira, 20, na Unicesumar, o I Seminário Freemind, com o tema “Co-responsabilidade inevitável e atuação docente: o professor como coautor na construção da história do aluno”.

De acordo com a gestora da Formação Sociocultural e Ética, Cristina Herold Constantino, é importante a pessoa conhecer a si mesmo antes de ensinar e direcionar os outros. “Antes de ser coautor, tenho que ser autor da minha própria história. Como futuros profissionais, nós gerenciamos os nossos pensamentos e a nossa vida, então temos que saber isso para poder direcionar o aluno a ver o mundo além da sala de aula, ir além dos problemas do cotidiano.”

A acadêmica de Pedagogia, Géssica de Freitas Dias, afirma que o aprendizado no seminário auxiliou na reflexão sobre a formação acadêmica e profissional. “Atualmente vivemos uma vida tão corrida que não lembramos de parar e relembrar aquelas pessoas especiais que passaram pela nossa vida e nos ensinaram muito. É dessa forma que queremos ser lembrados pelos nossos alunos”.

O Programa Freemind, desenvolvido pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, foi adotado em 2014 pela Unicesumar, como forma de ajudar os alunos no desenvolvimento de suas potencialidades. O programa defende o autoconhecimento e prega que cada um deve ser o construtor de sua própria história e auxilia a organizar melhor o pensamento, desenvolver a criatividade, o raciocínio, a associação de ideias, levando em conta a própria organização do cérebro e o autoconhecimento.