ICETI lança novo site e inaugura quatro novos laboratórios de pesquisa

Por meio dessas iniciativas, o objetivo é consolidar a pesquisa como um segmento fundamental na UniCesumar

A abertura e o investimento em pesquisa são fatores muito importantes para o desenvolvimento de uma universidade, que causa impacto não só no conhecimento acadêmico, mas também na sociedade. Com essa premissa de consolidar a pesquisa como um segmento fundamental, a UniCesumar está lançando um novo site para o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Para conhecer, basta acessar www.iceti.org.br/

Além do novo site do ICETI, a UniCesumar também está inaugurando quatro laboratórios de pesquisa: AgroLab (Laboratório de Análises Agronômicas), Biocel Gen (Laboratório de Biotecnologia Molecular, Celular e Genética), LIIPS (Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde) e LIABQ (Laboratório Interdisciplinar de Análises Biológicas e Químicas).

Desde 2012, o ICETI tem sido dirigido com o objetivo de viabilizar projetos de pesquisa, inovação e tecnologia nas práticas educacionais da UniCesumar. Ao todo, 1007 mil pesquisas já foram desenvolvidas. Por meio dessa iniciativa, programas e eventos de estímulo à produção científica foram fomentados, contemplando estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores de várias áreas.

Além de trazerem capacitação e maturidade científica àqueles que desenvolvem as pesquisas, os projetos científicos produzidos no âmbito do ICETI também resultam em benefícios para a comunidade, com pesquisas relacionadas à promoção da saúde, preservação ambiental.

Destacam-se alguns como:

1. O desenvolvimento do produto “Máquina Flash Cure automatizada”, chamada de Autocure, que automatiza o processo de secagem utilizado na serigrafia.
  2. O Programa para o Tratamento da Obesidade, pesquisa que visa ajudar pessoas a adotarem e manterem hábitos mais saudáveis no dia a dia, proporcionando a melhoria dos parâmetros biopsicossociais dos participantes;
  3.  O projeto Selo em Excelência de Gestão do Conhecimento, que é voltado para o Setor de TI;
  4. O Programa de Excelência em Educação Básica (PEEB), que reúne centenas de escolas e contribui diretamente para a melhoria da qualidade da educação nessas escolas;
  5. O projeto sobre os impactos da violência sobre a saúde física e mental das mulheres, que já rendeu publicações;
  6. A pesquisa “mHealth no sistema HiperDia: estratégia alternativa para intensificação da adesão à terapia da hipertensão e diabetes” para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS;
  7. O estudo de Monitoramento Hidrossedimentológico junto a Redeagro Paraná, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma modelagem de prevenção de processos erosivos como um dos mais importantes fatores de perda de produtividade e recursos no meio agrícola do estado do Paraná;
  8. As pesquisas sobre a utilização de redes sociais online para educação em saúde e sobre a saúde da mulher.

Esses são alguns dos temas científicos em andamento, abrangendo várias áreas do conhecimento.

De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UniCesumar, profa. Me. Ludhiana de Matos Garbugio, a Instituição compreende a importância de estimular a produção científica. “Para tanto, é indispensável a articulação de projetos tecnológicos e de inovação junto a diversos segmentos, como o poder público, a iniciativa privada, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil, nacionais ou internacionais. ”

Garbugio ressalta, também, o impacto do apoio financeiro para o desenvolvimento de pesquisas, como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Profissional (PADEP) e o Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa. “Dentro do contexto do ensino superior, de maneira geral, pretendemos engajar cada vez mais pesquisadores de excelência, trazer parcerias para solidificar a ciência regional, fortalecer os mais de 50 grupos de pesquisa já existentes em nossa IES, e, dar oportunidades para a elaboração de uma pesquisa de alto nível, ofertando um cenário robusto para quem está iniciando na atividade científica. ”