ICETI tem dois projetos de extensão aprovados em edital do governo do Paraná

O Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação da UniCesumar teve dois projetos de extensão aprovados no edital 01/2022 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgados no dia 16/05/2023. Trata-se do Programa “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS” que é inserido no programa “PARANÁ MAIS CIÊNCIA”.

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Dr. Braulio Henrique Magnani Branco e Dra. Regiane Macuch foram contemplados cada um com 102.144,00 reais, perfazendo 204.288,00 reais. Os recursos serão destinados a bolsas de extensão para alunos de graduação e profissionais recém-formados.

A professora Regiane teve o projeto aprovado intitulado: “A EXTENSÃO COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA DE (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL NO ENVELHECIMENTO”. Em vista disso, a professora destaca que “a extensão comunitária é um processo interdisciplinar que ocorre entre instituições de ensino e comunidade e que deve promover a transformação social, de conhecimento, informação e cultura”. O desenvolvimento, produção e prática aplicadas pela comunidade acadêmica em sintonia com o ensino e a pesquisa estimulam experiências ainda no contexto da graduação que serão válidas para a vida toda, uma vez que estimulam novas perspectivas. Além de novos saberes, a extensão promove o desenvolvimento humano e profissional do acadêmico, propiciando a expansão de recursos sociais e pessoais, bem como de capacidades e habilidades. Nesse sentido, nos dias de hoje, a extensão acadêmica voltada para a promoção da saúde é um dos principais modelos teóricos e práticos que subsidiam o desenvolvimento de políticas públicas em consonância às referências preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e as conferências internacionais. Portanto, este estudo trata-se do desenvolvimento de um projeto de extensão comunitária que tem por finalidade resgatar a dialogicidade intergeracional, tendo como ponto de partida e chegada as aprendizagens que transformam e promovem a solidariedade entre gerações.

Por sua vez, o professor Braulio teve o projeto intitulado aprovado: “COMBATE DAS SEQUELAS DECORRENTES DA COVID LONGA EM IDOSOS DE ACORDO COM O ESTADO NUTRICIONAL”. Esse projeto visa melhorar as condições biopsicossociais de idosos que tiveram COVID-19 ou que de alguma forma foram impactados negativamente pelo isolamento social. A partir de atividades teórico-práticas extensionistas, intenciona-se promover a saúde nutricional, mental e física a partir de ações multiprofissionais compostas por professores de Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Farmácia, Educação Física, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicologia e os alunos dos respectivos cursos de graduação, bem como a participação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Promoção da Saúde. Serão realizadas avaliações periódicas para o monitoramento da composição corporal (massa magra, massa muscular esquelética, massa gorda e percentual de gordura corporal), testes físicos (força, resistência, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória), coleta de sangue (colesterol total e frações, glicemia em jejum e transaminases hepáticas) e avaliação de possíveis sintomas relacionados ao estresse, ansiedade, insônia, depressão e nível de atividade física. A partir de todos indicadores mensurados, a equipe multiprofissional organizará os modelos de intervenção que possam ser mais efetivos para recuperação da saúde dos participantes do projeto.

A partir de agora, os professores Braulio e Regiane farão a seleção dos bolsistas. Subsequentemente, os professores abrirão as vagas para os interessados.

O edital pode ser consultado a partir do link: https://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-05/resultado_edital_02_2022_usf.pdf